Se você estava procurando o concurso ou a carreira dos seus sonhos, saiba que você acabou de encontrar!

Isso porque o concurso do Senado Federal é um dos mais esperados e o cargo de Técnico Legislativo é um dos mais almejados! E a boa notícia é que este concurso finalmente está para sair.

Quer saber por quê?

Eu explico! Para você entender melhor porque este concurso e, em especial, este cargo é tão almejado, saiba que o salário inicial para este cargo, que exige apenas Nível Médio dos candidatos, é de quase 18.000!

É isso mesmo! Fica fácil entender, certo?

Afinal de contas, o salário inicial para este cargo, que é de Nível Médio, supera grande parte dos salários oferecidos por muitos concurso para cargos de Nível Superior.

Mas é claro que com esse salário a concorrência também é alta, no entanto, começando a estudar antes mesmo do edital, você aumenta muito as suas chances de conquistar sua vaga.

Por isso, veja neste artigo todas as informações mais importantes para este concurso e comece a se preparar hoje mesmo!

Vamos lá?

 

 

Informações sobre a carreira de Técnico Legislativo do Senado

 

Veja abaixo todas as informações sobre a carreiro de Técnico Legislativo do Senado.

 

Qual o salário do Técnico Legislativo?

 

O salário do Técnico Legislativo é um dos mais atrativos do país! Sobretudo se considerarmos que o cargo é de Nível Médio.

Inicialmente, o servidor irá receber 4.062,57, relativo ao vencimento e acrescido de 8.937,63, referente à gratificação de atividade legislativa, de 2.301,96 de gratificação de representação e, por último, 2.437,54 referente à gratificação de desempenho.

No total, o salário inicial do Técnico Legislativo é de 17.739,70. Muito bom, não é mesmo?

Se você quiser conferir a tabela remuneratória, com detalhes sobre a remuneração deste e de outros cargos do Senado Federal, clique aqui:

 

 

Qual a jornada de trabalho do Técnico Legislativo?

 

A jornada de trabalho do Técnico Legislativo do Senado é de 40 horas semanais para todas as áreas e especialidades.

 

Qual a lotação inicial do Técnico Legislativo?

 

Todas as vagas, independente da área ou especialidade, serão lotadas em Brasília, no Distrito Federal. Fica a critério da Administração escolher a Unidade da estrutura do Senado Federal em que o candidato virá a exercer sua função.

 

Há especificidades na carreira de Técnico Legislativo?

 

O cargo de Técnico exige formação de Nível Médio, sendo que para algumas das áreas previstas o candidato também precisa ter formação em curso de Nível Médio/Técnico.

 

Concurso Senado Federal último edital

 

Quer saber tudo sobre o edital do último concurso?

Veja abaixo as informações do concurso do Senado Federal, realizado no ano de 2012.

 

Análise das vagas

 

Quando o assunto é o número de vagas e mesmo a concorrência esse concurso sempre se sobressai.

Isso porque no ano de 2012 o concurso contava com 79 vagas abertas para os cargos de Técnico Legislativo, para as quais se inscreveram 62.703 candidatos.

Ou seja, a concorrência é muito grande!

No entanto, a boa notícia é que o concurso costuma convocar mais candidatos do que as vagas previstas inicialmente, no concurso passado, por exemplo, estavam disponíveis 45 vagas e foram convocados 85 candidatos.

E a expectativa é de que esse ano o número de vagas iniciais e de convocações seja ainda maior, visto que a validade do último concurso já expirou e que o número de aposentadorias previstas para os próximos anos é alta.

 

Como foi a prova de Técnico Legislativo?

 

O processo de seleção para o último concurso foi composta de prova objetiva e prova discursiva.

Na prova objetiva foram cobradas 70 questões, distribuídas da seguinte forma: 20 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Conhecimentos Gerais, 10 questões de Noções de Informática e 30 questões de Conhecimentos Específicos.

A parte de Conhecimentos Gerais contou com questões relacionadas ao mundo contemporâneo, cultura e sociedade, meio ambiente, economia, noções de direito administrativo, administração pública, além de itens específicos da legislação.

Já a parte de Conhecimentos Específicos teve as disciplinas de acordo com a área e especialidade pretendida pelo candidato.

A prova discursiva, por sua vez, foi composta de 1 redação, que deveria ter entre 25 e 30 linhas, além de 1 questão discursiva com número máximo de 30 linhas.

As disciplinas específicas para cada área e especialidade pretendidas podem ser consultadas diretamente no edital:

 

 

Informações sobre o Concurso Senado Federal 

 

Confira abaixo algumas informações disponíveis sobre o próximo edital:

 

Qual a provável quantidade de vagas e áreas contempladas do próximo concurso?

 

Embora ainda não se tenha informações sobre quantas vagas estarão disponíveis no próximo edital, espera-se que o numero seja ainda maior do que no último concurso.

Segundo foi divulgado, as áreas a serem contempladas são:

  • Apoio Técnico ao Processo Legislativo;
  • Apoio Técnico ao Processo Industrial Gráfico;
  • Apoio Técnico-Administrativo;
  • Instalações, Equipamentos, Ocupação e Ambientação de Espaço Físico;
  • e Saúde e Assistência Social.

 

Apesar disso, já se sabe que o número de cargos vagos no Senado é grande, o que também colabora para a ideia de que o número de vagas seja alto.

No link abaixo, você pode ver diretamente no Senado os cargos vagos e ocupados atualmente:

 

Qual a provável banca?

 

A banca organizadora que ficará responsável por este concurso ainda não foi definida. Espera-se que, no entanto, a banca escolhida esteja entre as maiores, mais conhecidas (e também mais temidas) do país.

Já que quem ficou responsável pela organização do concurso de 2002 foi a Cespe/UnB e pelos concursos de 2008 e 2012 foi a FGV.

Como se sabe essas duas bancas estão entre as mais conhecidas do Brasil. Para quem já prestou prova delas, já sabe que a preparação, sobretudo para o Cespe, deve ser intensa!

E para quem ainda não conhece essas bancas é muito importante ver as provas passadas para na hora da prova saber exatamente o que a banca espera de você e sair na frente dos outros candidatos.

 

Há previsão para o próximo concurso?

 

Espera-se que o próximo concurso seja aberto muito em breve, sobretudo porque o último concurso teve seu prazo expirado no ano de 2015.

Em relação a este concurso, é muito importante saber que o processo costuma ser muito rápido. No último concurso, por exemplo, foram apenas 120 dias desde o momento da autorização até a realização das provas.

O prazo é super apertado, certo?

Sendo assim, é importante ter me mente que não haverá muito tempo para se preparar depois da publicação do edital e, portanto, é preciso começar a se preparar o mais rápido possível.

Isso aumenta muito suas chances de conquistar sua tão sonhada vaga!

 

Qual o melhor curso preparatório para o concurso do Senado Federal?

 

Como você sabe, há inúmeros cursos preparatórios para concursos. E temos a certeza de que vários são realmente bons. No entanto, baseados em nossa experiência de mais de 15 anos na área de certames públicos, selecionamos aqueles que entendemos ser os melhores.

Os critérios que usamos foram: histórico de aprovados, qualidade dos professores, reputação e depoimento de aprovados, avaliação no Ebit e no Reclame Aqui (a análise completa você pode conferir no Ranking dos melhores cursos preparatórios para concursos).

Dessa forma, entendemos que os cursos que melhor preparam para o concurso de Técnico Legislativo do Senado Federal são:

 

Estratégia Concursos

Estrategia Concursos

Os professores são extremamente qualificados e o curso tem excelente índice da aprovação nos últimos concursos (confira aqui). Tem ótima reputação no Ebit e Reclame Aqui. Além disso, oferece 30 dias para testar (entenda como funciona – clique no topo da página) e eles oferecem várias possibilidade de descontos (saiba mais aqui).

 

Concurso Virtual

melhor-curso-para-a-banca-esaf

O Concurso Virtual é uma excelente opção para aqueles que não dispõe de disponibilidade financeira para os Cursos do Estratégia. Apesar de não ter a mesma tradição em concursos quanto o  Estratégia, mas mantém ótimos profissionais em seu quadro (veja a lista). Também oferece bons preços e descontos (veja aqui).

No link abaixo você será direcionado para a página dos cursos

 

 

Como passar no concurso do Senado Federal mais rápido?

 

Passar em um concurso não é tarefa fácil.

Conquistar a tão sonhada vaga exige disciplina, motivação, técnica e horas de estudo.

Muitos desanimam no caminho e só alguns poucos guerreiros conseguem vencer essa batalha.

Mas…

Você está com certeza será um desses guerreiros vencedores e é possível ser aprovado de uma maneira mais rápida se você aprender as técnicas e o pensamento adequado.

Então, é importante que você saiba que se você quer passar mais rapidamente em qualquer concurso, você precisa aprender a descobrir o que estudar, quando estudar, como estudar e como fazer as provas.

Fizemos um artigo especial tratando exatamente  sobre como passar em concursos públicos, veja:

 

 

O concurso do Senado é para mim?

 

Quer saber se este é o concurso perfeito para você? Veja nosso checklist abaixo:

  • Você tem interesse em concorrer a uma das vagas mais disputadas do Brasil?
  • Tem interesse em adquirir estabilidade e qualidade de vida, através do serviço público?
  • Você está disposto a se preparar intensamente para deixar a concorrência para trás?
  • Você já está se preparando para outro concurso público, ou pretende começar a preparação para este o mais rápido possível?
  • Você está pronto para conquistar a vaga no concurso dos sonhos?

E então? Ficou interessado? Você acha que esse concurso é para você? Deixe sua opinião nos comentários!

E, já sabe não é? Comece a se preparar o mais rápido possível para garantir a sua vaga!

Espero que você tenha gostado de nosso artigo, não esqueça de curtir nosso site no Face, Youtube e Twitter!

Bons estudos!

 

[Total: 1    Média: 5/5]
Quer receber as melhores dicas de estudos no seu Whatsapp? Clique aqui!
Holler Box