A boa notícia da vez é para quem estava esperando novidades sobre o concurso do Senado Federal. E a carreira que vamos falar neste artigo é a de Analista Legislativo.

Se você é uma pessoa inteirada no mundo dos concursos deve saber que este é um dos concursos mais concorridos e mais almejados do país.

O que, é claro, exige muita dedicação por parte dos candidatos. Por isso, se você quer garantir sua vaga neste concurso, antes mesmo do edital sair é preciso pegar pesado nos estudos!

E você está se perguntando por que este concurso é tão concorrido?

Bom, saiba que ele oferece um dos maiores salários dentre os concursos públicos do país. Afinal de contas, não é todo dia que você pode prestar um concurso que começa pagando quase R$ 24.000, não é mesmo?

Ficou interessado?

Continue lendo abaixo tudo sobre a carreira de Analista Legislativo do Senado, sobre o edital do concurso passado e também sobre todas as informações que já estão disponíveis sobre este concurso!

Vamos lá?

 

 

Informações sobre a carreira de Analista Legislativo do Senado

 

Qual o salário do Analista Legislativo?

 

Atualmente, segundo a tabela remuneratória do Senado, o salário para esse cargo é composto de 6.250,09 relativo ao vencimento, somado a 9.865,56  de gratificação por atividade legislativa, mais 3.781,80 de gratificação de representação, mais 4.932,78 de gratificação de desempenho.

Isso quer dizer que o salário total é de 23.647,51! Isso mesmo! Quase 24.000 no início de carreira… não é a toa que esse concurso é tão concorrido.

Você também pode conferir a tabela remuneratória completa clicando aqui:

Qual a jornada de trabalho do Analista Legislativo?

 

A jornada de trabalho do Analista Legislativo do Senado é de 40 horas semanais.

 

Qual a lotação inicial do Analista Legislativo?

 

Todas as vagas terão lotação para Brasília, no Distrito Federal. O candidato não terá direito de escolher a Unidade da estrutura do Senado Federal em que virá a exercer sua função, o que fica a cargo da Administração.

 

Há especificidades na carreira do Analista Legislativo?

 

O cargo de Analista exige formação de Nível Superior, para algumas das áreas previstas o candidato pode ter formação em qualquer curso de Nível Superior, enquanto para outras, é preciso ter formação em curso Superior específico.

 

Informações sobre o último edital

 

Abaixo você pode saber mais sobre o último concurso do Senado, realizado no ano de 2012.

Confira:

 

Análise das vagas

 

Como já disse antes, o concurso para o Senado é um dos mais concorridos do país. O último edital contava com 133 vagas e teve 63.194 candidatos inscritos para o cargo de Analista Legislativo.

Isso quer dizer que havia cerca de 450 candidatos para cada uma das vagas oferecidas. Mas se você está pensando em desanimar deste concurso, volte um pouco mais acima nesse artigo e veja novamente o salário oferecido.

O importante é investir seu tempo, desde já, numa preparação intensiva para conquistar a sua vaga.

Além disso, também é importante lembrar que este concurso tem o histórico de nomear mais aprovados do que o número inicial de vagas. No último concurso, por exemplo, foram nomeados mais do que o dobro de vagas iniciais.

Ótimo, não é mesmo?

 

Como foi a prova?

 

O processo de seleção para o cargo de Analista do Senado do último concurso foi composto de prova objetiva e prova discursiva.

Além disso, apenas para a especialidade de Taquigrafia, houve também prova prática. Esta prova consistiu num ditado que deveria ser transcrito pelo candidato.

A prova objetiva foi composta de 80 questões, sendo elas: 20 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Conhecimentos Gerais, 10 questões de Língua Inglesa e 40 questões de Conhecimentos Específicos.

A prova de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos variou bastante em relação às disciplinas, de acordo com a área e especialidade pretendida pelo candidato.

A prova discursiva, por sua vez, foi composta de uma redação, com número de linhas entre 25 e 30 e 1 questão discursiva, que deveria ter, no máximo, 30 linhas. A prova discursiva versava sobre um dos temas específicos da área e especialidade pretendida.

Para saber mais detalhes sobre a prova passada, você pode consultar diretamente o edital:

Previsão do Concurso de Analista do Senado

 

Veja a previsão atualizada do concurso

 

Informações sobre o Concurso Senado Federal 2018

 

Veja abaixo quais são as informações disponíveis sobre o próximo edital:

 

Qual a provável quantidade de vagas e áreas contempladas do próximo concurso?

 

Ainda não se sabe quantas vagas exatamente serão abertas para este concurso. No entanto, conforme foi divulgado, a probabilidade é que essas vagas sejam para as áreas de:

  • Apoio Técnico ao Processo Legislativo,
  • Apoio Técnico-Administrativo,
  • Comunicação Social,
  • Controle Interno,
  • Equipamentos,
  • Instalações,
  • Ocupação e Ambientação de Espaço Físico,
  • Redação e Revisão de Textos Gráficos,
  • Saúde e Assistência Social,
  • Tecnologia da Informação.

 

No entanto, sabe-se que o Senado conta com grande número de cargos vagos atualmente. Além disso, deve-se também considerar o fato de que muitas aposentadorias poderão ocorrer no período de validade do próximo concurso.

Você pode consultar o quadro do pessoa do Senado, bem como todos os cargos, vagos e ocupados atualmente clicando aqui:

Qual a provável banca?

 

A banca responsável pelos últimos concursos, realizados em 2008 e 2011 foi a FGV, no entanto, a banca organizadora do concurso de 2002 foi o Cespe/UnB.

Sendo assim, ainda não se sabe ao certo quem irá ficar responsável pelo concurso deste ano, no entanto, a probabilidade do Senado fechar contrato com uma dessas duas bancas é grande.

E como você já deve saber, estas são duas das bancas mais temidas pelos concurseiros, portanto, é muito importante estar preparado para enfrentar qualquer uma delas na hora da prova.

A boa notícia, no entanto, é que ao se preparar para estas duas bancas que tem nível difícil de prova, mesmo que outra banca seja contratada para organizar o edital, você estará preparado para enfrentá-la.

Há previsão do próximo concurso?

 

A previsão é de que este concurso ocorra ainda este ano, principalmente pelo fato de que o concurso passado já venceu e há muitos cargos vagos.

O importante é saber que uma vez que o concurso for autorizado, o processo é muito rápido e, por isso, é importante se preparar desde já, porque se deixar para depois do edital, não dará tempo!

No último concurso, por exemplo, foram apenas 4 meses da data de autorização até a data das provas.

É pouquíssimo tempo, não é mesmo?!

No entanto, a boa notícia é que além do curto prazo desde a autorização até a realização das provas. Da mesma forma, os aprovados começaram a ser convocados apenas 65 dias após a liberação da lista final.

O que quer dizer que é tudo muito rápido!

 

Como me preparar para esse concurso?

 

A preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. É preciso ter em mente que são horas e mais horas de estudos, leituras, exercícios e revisão. Para obter bons resultados, só com muita disciplina e foco.

O primeiro passo, é obter todas as informações sobre o concurso (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc) lendo com muita atenção o edital. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.

 

Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

 

 

Estudar sozinho, por apostilas, é uma possibilidade, com certeza. Há muitos casos de pessoas que optaram por esse tipo de preparação e se deram muito bem! No entanto, sempre reforçamos que, se você tem tempo e dinheiro disponíveis, um curso preparatório pode turbinar seu aprendizado e agilizar a aprovação.

E se essa foi sua escolha, é muito importante conhecer os melhores cursos preparatórios disponíveis no mercado. Fique de olho no material, para saber se atende as suas necessidades, e também na equipe de professores, para saber se os profissionais têm experiência em concursos. A partir da nossa própria experiência de mais de 15 anos na área, temos confiança em indicar o Estratégia Concursos, que tem ótimos índices de aprovação nos principais processos seletivos do país. Outra excelente opção é o Gran Cursos, igualmente bem avaliado e com ótimo material de estudo.

Para saber mais sobre cada um dos cursos indicados e ainda outras boas opções, confira nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

 

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

 

Há diversas técnicas que podem potencializar seu aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.

 

Para lhe ajudar na escolha, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

Como estudar por questões?

 

De todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação!

Para saber mais, acesse o post completo que fizemos sobre o assunto.

 

 

 

Como passar no concurso do Senado Federal mais rápido?

 

Você já deve saber que passar em um concurso público não é fácil.

Para alcançar a tão sonhada vaga é preciso disciplina, motivação, técnica e horas de estudo.

Muitas pessoas acabam desanimando no caminho e só os guerreiros de verdade conseguem vencer essa luta.

Mas…

você está com certeza será um desses vencedores e é possível ser aprovado de uma maneira mais rápida se você aprender as técnicas e a maneira de pensar adequada.

Por isso, é muito importante que você tenha em mente que se quer passar rapidamente em qualquer concurso, você precisa aprender a descobrir o que estudar, quando estudar, como estudar e como fazer as provas.

Pensando em tudo isso, nós fizemos um artigo super especial falando sobre como passar em concursos públicos, confira aqui:

 

O concurso do Senado é para mim?

 

Ainda está em dúvidas se o concurso para Analista Legislativo do Senado é para você? Veja abaixo nosso checklist e tire as suas dúvidas:

  • Você está interessado em concorrer a um dos salários mais atrativos do país?
  • Você tem interesse em passar num concurso que te ofereça a possibilidade de mudar de vida de uma vez por todas?
  • Você está disposto a se preparar de forma intensiva para este concurso?
  • Você está realmente empenhado para estudar?
  • Está pronto para enfrentar e deixar a concorrência para trás?

Se sua resposta foi sim para estas questões, esse é o concurso certo para você!

 

Aproveite também para seguir o Próximos Concursos nas redes sociais:  Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.  Por lá você vai encontrar tudo sobre o universo concurseiro, discussões de qualidade, troca de experiências e dicas imbatíveis.

 

E lembre-se: conte com a gente na caminhada até a aprovação!

 

Bons estudos!

 

[Total: 0    Média: 0/5]