fbpx

concurseiro de sucessoQuem não quer ser um concurseiro de sucesso, não é mesmo?

Mas obter os sonhados bons resultados depende de vários fatores, além de não ser nada fácil.

Muitas pessoas entram nesse universo imaginando um processo totalmente diferente, na maioria das vezes considerando que é barbada passar em um concurso, e acabam tendo uma surpresa desagradável.

Afinal, para todos, é um trabalho árduo e longo.

Não existe fórmula mágica ou curso milagroso que faça o sucesso cair no seu colo sem antes uma trajetória intensa de estudos e muito foco.

De fato, a caminhada até a aprovação em um concurso é mesmo cheia de obstáculos e desafios. Dependendo da seleção que você vai participar, são milhares de candidatos para deixar pra trás, uma vez que há muita gente em busca da estabilidade na carreira e bom salário.

Ademais, a cada ano, na maioria das áreas, o nível de exigência e, consequentemente, as notas, estão mais altas. Isso demanda, igualmente, esforço progressivo.

Só para exemplificar: nas carreiras jurídicas, o índice de acertos dos aprovados fica próximo dos 80%. Ou seja, é altíssimo.

Como chegar lá?

Dessa forma, é natural se questionar “mas como eu vou fazer para chegar lá?”.

As dúvidas começam a aparecer e, ao mesmo tempo, o medo do fracasso bate à porta com força.

Contudo, esse é o momento de conter o desespero e ser o mais racional que conseguir. Afinal, é possível, sim, se destacar e ser aquele concurseiro de sucesso que tanto almeja.

Como dito antes, não há mágica, mas também não é nada inalcançável, que só gênios escolhidos pelo universo podem conseguir. Não mesmo! É importante saber que é “gente como a gente” que ocupa esses espaços.

Entretanto, antes de tudo, é fundamental ter claro na sua mente que será preciso fazer mudanças, ajustes e seguir algumas regras. Certamente ninguém chega no auge sem alinhar alguns processos.

Quer saber como ser um concurseiro de sucesso?

Veja 10 dicas que vão te ajudar a criar hábitos e regras para melhorar a performance e obter resultados muito superiores.

10 dicas para ser um concurseiro de sucesso

1 – Faça um cronograma

Depois de motivação, talvez organização seja a palavra mais importante para um concurseiro de sucesso. Isso porque sem um plano devidamente traçado, os esforços serão muito maiores e os resultados estarão sempre aquém do esperado. Ou seja, é meio caminho para a frustração e a desistência.

Portanto, faça um bom cronograma, selecionando disciplinas e conteúdos e organizando horários diários ou semanais para leituras e exercícios.

Precisa de ajuda? Confira o post Como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

2 – Programe também suas pausas

Ao mesmo tempo em que é fundamental organizar seus estudos, é também muito importante programar suas pausas, seus momentos de lazer, longe dos livros e apostilas.

Pense em horas de folga durante o dia e também dias livres durante a semana.  Dessa forma, você descansa seu cérebro para retomar com mais fôlego a preparação de onde parou.

E para quem ainda não aprendeu a descansar, uma ótima pedida é a leitura do post Como lidar com o Cansaço Mental nos estudos para Concursos

3 – Aprenda a aprender

Ler e estudar são coisas diferentes, mas muito concurseiro as confunde. Com efeito, o aprendizado é prejudicado.

A diferença entre ler e estudar está no que você aprende quando faz uma coisa ou outra. Afinal, apenas ler uma apostila não é garantia de que você realmente compreendeu aquele conteúdo, que ele está claro ou faz sentido.

No aprendizado ativo, você se envolve, grifando, fazendo resumos, respondendo questões, etc. Assim, exercita seu cérebro, potencializa sua memória e, por consequência, obtém mais e melhores resultados.

Aproveite para ler o post Ler e Estudar: Entenda a Diferença e Turbine seus Estudos para Concursos!

4 – Comece a estudar antes do edital

A preparação para um concurso público implica em uma jornada de estudos que deve começar muito antes do lançamento do edital.

O edital de um concurso deve ser publicado, no mínimo, 45 dias antes das provas.  Ou seja, para seleções com um conteúdo muito extenso, é provável que esse tempo seja curto e o candidato não consiga estudar de maneira efetiva.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o post Edital de Concurso: 5 Dicas Infalíveis de Como Estudar Antes e Depois da Publicação do Edital.

5 – Invista no material de apoio

Material de apoio para concursos não é gasto, é investimento. Afinal, esse dinheiro vai voltar na forma da aprovação mais rápida.

No entanto, há muito material disponível na internet, alguns são bons e outros, nem tanto. Por isso é fundamental fazer uma triagem e se certificar da qualidade, trocando ideias com outros concurseiros e verificando a reputação das empresas.

No post Ranking dos melhores cursos preparatórios para concursos há uma análise completa dos principais nomes do mercado para lhe ajudar na decisão.

6 – Estude por questões

O concurseiro de sucesso sabe: videoaulas, livros e apostilas serão seus melhores amigos na caminhada até a aprovação. Igualmente, uma parte importante da preparação é estudar a partir de provas anteriores do concurso do qual vai participar.

Às vezes o candidato está tão focado na teoria que esquece do quão importante é testar seus conhecimentos a partir da resolução de perguntas de provas recentes. Ao ter acesso a esse material, você terá uma ideia do conteúdo, do tipo de questão e do estilo da banca. Esses são dados importantes para direcionar os estudos e sentir-se mais seguro.

Acesse o post Como acelerar sua aprovação estudando por questões para saber como  turbinar seus estudos.

7 – Conheça profundamente as bancas

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora, já que cada uma tem suas particularidades.

O ideal é buscar informações em sites confiáveis, grupos de concurseiros e cursos preparatórios. Acesse as provas mais recentes da banca para conhecer o seu modelo de pergunta, como costuma estruturar as disciplinas, os conteúdos que mais cobra e as pegadinhas.

Aproveite para ler nossa série de análises das principais bancas examinadoras do país: AOCP, Cetro, Cespe/Cebraspe, Cesgranrio, Consulplan, ESAF, FCC, FGV, IADES, Vunesp.

8 – Tenha um local adequado para o estudo

O ambiente tem impacto direto no rendimento, por isso é importante atentar a alguns pontos, como o conforto, a luz e o barulho para se tornar um concurseiro de sucesso.

Se você mora com a família, procure um espaço mais isolado, de preferência perto de uma janela, para garantir luz natural. Use uma cadeira ergonômica, pois você vai passar muitas horas sentado. Mantenha seu material todo à mão, organizado, para evitar a perda do foco. Evite estar próximo de televisão, celular, redes sociais, etc.

Quer mais dicas para melhorar seu desempenho? Leia o post Rendimento nos estudos (dicas práticas para turbinar sua preparação)

9 – Celebre pequenas vitórias

Um bom cronograma, além de organizar sua rotina, pode lhe ajudar a monitorar seus avanços dos estudos. A partir disso, uma boa tática de motivação é celebrar as pequenas vitórias.

Você pode até mesmo se recompensar a cada meta atingida no seu dia a dia. Não falamos de nada grandioso. Só para ilustrar: ao terminar um capítulo da apostila, você “se dá” um pedaço de chocolate. Ao assistir uma videoaula completa, você se presenteia com um episódio de uma série. E assim por diante.

Esses agrados a si mesmo podem ser muito motivadores e divertidos.

Quer aprender mais técnicas de motivação? Acesse o post  Motivação para Estudar para Concursos: Veja Como não Desanimar no Meio do Caminho

10 – Encontre o seu propósito

De fato, é impossível se tornar um concurseiro de sucesso sem ver sentido no que está fazendo. Isto é, você precisa de um propósito, um objetivo. É preciso ver com clareza as razões pelas quais aquilo é importante para você.

Desse modo, reflita profundamente sobre o que deseja alcançar e como. Quer ser aprovado em um concurso? Por que razão? Você realmente está mesmo disposto a passar pelo processo? Faça-se essas perguntas e compreenda seus verdadeiros anseios. Somente assim poderá seguir fortalecido e obter os resultados tão esperados.

Precisando de inspiração? Leia post 15 Livros Inspiradores para Motivar quem Estuda para Concurso Público e encontre a sua!

10 dicas para ser um concurseiro de sucesso

  1. Faça um cronograma
  2. Programe também suas pausas
  3. Aprenda a aprender
  4. Comece a estudar antes do edital
  5. Invista no material de apoio
  6. Estude por questões
  7. Conheça profundamente as bancas
  8. Tenha um local específico para o estudo
  9. Celebre pequenas vitórias
  10. Encontre a sua motivação

Quer dicas de estudos para passar mais rápido em Concursos Públicos?

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

Concurso Exponencial

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

Se você quer saber ainda mais sobre como se tornar um concurseiro de sucesso, aproveite para conferir o vídeo Concurseiro fracassado: veja como não se tornar um! lá no nosso canal do Youtube.

E para ficar por dentro de todas as novidades e trocar ideias com outros candidatos, curta e acompanhe nossas outras redes sociais:  Facebook, Twitter e Instagram.

Bons estudos!

Gostou do artigo?
[Total: 1 Average: 5]


Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!