A preguiça de estudar para concursos é uma das grandes inimigas dos concurseiros. Não à toa, a preguiça é um dos sete pecados capitais! Mas, brincadeiras à parte, esse é um assunto verdadeiramente sério, que pode trazer consequências ruins para sua trajetória, atrasando sua aprovação e seus planos de mudança.

Sabemos que, no início da caminhada, a empolgação é maior. Passar em um concurso, ingressar no serviço público e desfrutar de seus benefícios é algo muito empolgante.

No entanto, com o passar do tempo, a rotina puxada de estudos pode minar sua motivação e a preguiça está lá, à espreita, esperando esse momento para se instaurar.

De fato, o dia a dia do concurseiro é muito cansativo, exige demais do candidato. São muitos conteúdos, muitas horas de leituras, exercícios, aulas. E pouco tempo para se dedicar a outras coisas — muitas delas, bem importantes, como família e amigos.

É natural que você passe por momentos de tédio e preguiça, mesmo sabendo da importância desse passo para o seu futuro. Não pense que está sozinho nessa!

Por isso, é preciso ter sempre em mente que esse é apenas um período da sua vida. Ou seja, é temporário e necessário. E, agora, seu foco precisa estar 100% na preparação. Assim, com certeza, o objetivo vai ser alcançado muito mais rápido.

Mas, como lidar com esses vilões? Como conseguir driblar esses sentimentos e seguir firme em busca do sonho?

Neste artigo, reunimos algumas dicas e estratégias para ajudá-lo a combater e superar a preguiça de estudar para concursos, essa inimiga da produtividade.

Leia com atenção e comece a aplicá-las no seu cotidiano para obter os melhores resultados.

Vamos nessa?

 

5 dicas para vencer a preguiça de estudar para concursos:

 

1 – Conheça a si mesmo

O melhor ponto de partida para pensar em sua preparação e driblar a preguiça de estudar para concursos públicos é autoconhecimento. Isso porque entendendo como seu organismo funciona, será possível criar um cronograma de estudos mais ajustado ao seu ritmo e, assim, seus resultados serão muito mais positivos.

Pode parecer bobo, mas pequenas mudanças na rotina podem agregar muito em questões de produtividade. Por exemplo: você tem muito sono de manhã, é a hora em que seu descanso é mais profundo. Então, de nada adianta forçar-se a madrugar. Isso será um grande sofrimento! Muito melhor é se organizar para estudar até mais tarde, compensando, assim, o tempo “perdido”.

Se tem dificuldade de ler à noite, deixe para esse momento as videoaulas ou os exercícios, que são dinâmicos. O caminho é descobrir em quais horas/turnos do dia você rende mais e concentrar neles a maior parte do conteúdo. Encaixando nos demais períodos, coisas que não exigem tanto esforço ou concentração.

Acesse o post Como Dividir o Tempo entre Estudo, Revisão e Resolução de Questões? para saber como organizar uma preparação mais eficiente.

 

2 – Inclua técnicas de estudos na sua rotina

A partir do autoconhecimento que falamos no item anterior, você terá melhores subsídios para montar um cronograma adequado ao tempo que dispõe e ao seu ritmo. Esse é o cenário ideal para uma preparação de qualidade.

No entanto, sem um método definido, talvez seus estudos acabem ficando dispersos, pouco eficientes. Por isso, também é importante incluir técnicas que vão otimizar e potencializar suas aulas, leituras e exercícios.

já conhece algumas delas?

Há algumas bastante conhecidas, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. E, de todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação!

De qualquer maneira, o ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.

E se ainda tem dúvidas sobre qual delas se ajusta ao que você precisa, confira o  post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

3 – Mantenha sua motivação em alta

No período cansativo que é a preparação, é necessário manter a motivação em alta. Não dar chance para a preguiça de estudar para concurso públicos se avizinhe. Sendo assim, além de técnicas para otimizar a preparação, é importante conhecer métodos que vão turbinar o seu ânimo.

Premie-se a cada etapa vencida.  Não precisa ser nada complexo. Terminou aquela apostila gigantesca? Saia para tomar um café. Completou os exercícios? Assista um episódio da sua série favorita. Coisas simples que vão dar um “respiro” no seu dia.

Uma mentalização positiva também ajuda bastante. Quando o tédio bater, pense nos seus objetivos, no bom salário, na estabilidade na carreira, nas férias programadas, no que você poderá proporcionar a sua família.

Uma boa técnica, muito aplicada por pessoas que buscam alcançar uma grande meta, é o chamado Quadro do Sonhos (ou quadro filtro dos sonhos) é uma espécie de mural com ilustrações, fotos ou montagens que servirão de inspiração para você nos momentos mais difíceis.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o post Quadro dos Sonhos: 5 Dicas para Montar um Quadro dos Sonhos Eficaz.

 

4 – Dê sentido aos seus estudos

Encarar a preparação sem ver nela algum sentido sólido ou prático, ou sem ter clareza de aonde esse esforço vai te levar, é uma porta aberta para a preguiça nos estudos para concurso públicos. Nesse contexto, é fundamental que você busque contextualizar o momento, entendo sua utilidade para o futuro.

Para tanto, é importante munir-se de táticas que reforcem a razão pela qual você está enfrentando esse grande desafio e colocando nele (quase) toda sua energia.

Filmes, documentários e livros com histórias de motivação, de pessoas reais que passaram pelo que você está passando e obtiveram sucesso, são boas ferramentas. Você pode, ainda, conversar com outros concurseiros, trocar experiências, ouvir o que eles têm para contar. Afinal, cada caminhada traz segredos e superações únicas, que podem ser molas de positividade.

Converse também com profissionais da área na qual deseja atuar. Descubra todos os detalhes do cargo e da rotina no órgão em questão. Assim poderá avaliar de maneira mais firme se sente afinidade com a carreira, se você se sente apaixonado pelo trabalho e vê nele algo de útil.

Confira o post  Concurso Público, Carreira Privada ou Abrir um Negócio: Descubra a Melhor Opção!, que pode te ajudar a entender se o que você busca está mesmo na carreira pública.

 

5 – Faça o Desafio da Mudança

Muitas vezes vemos pessoas altamente motivadas, aquelas que parecem nunca esmorecer, e nos perguntamos qual o segredo delas para dar conta de tantas coisas e, ainda por cima, fugir da preguiça de estudar para concurso públicos.  A verdade é que não existe fórmula mágica: há sempre muito esforço envolvido.

Uma metodologia muito eficiente, que tem como base, justamente, as práticas de pessoas com alta produtividade e foco, é o chamado Desafio da Mudança. Nesse processo, você vai entender melhor o que tem atrapalhado seu rendimento, o que tem te feito patinar na preparação, e como lidar com eles passo a passo, mudando hábitos ruins.

É uma prática que funciona não apenas para concurso públicos, mas também para vestibulares, provas da OAB, ENEM, e qualquer tipo de seleção.

Saiba mais sobre o assunto no vídeo Como Vencer a Preguiça e Começar a Estudar Hoje!

 

Quais as melhores apostilas?

Há pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um curso preparatório. Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado. Se forem específicas para o concurso pretendido, tanto melhor!

Uma das mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. As apostilas do Estratégia são direcionadas para o concurso que você escolher e trazem os conteúdos completos de cada disciplina.

Outra ótima opção é o Gran Cursos Online. Igualmente, tem material vasto para download. No Gran você ainda pode contratar um plano de assinatura que dá acesso a todos os mais de 7 mil cursos disponíveis na plataforma.

Muitas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. Pode ser um desafio ainda maior, mas é possível ser aprovado estudando por apostilas!

Confira também nosso post completo sobre as melhores apostilas para concursos.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

O  Estratégia Concursos, por exemplo, tem um curso direcionados para os principais concursos de todo o país. Além disso, o Estratégia tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Da mesma forma, tem material completo, com videoaulas, e professores de primeira linha.

Ainda tem dúvidas? Aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

 

5 dicas para vencer a preguiça de estudar para concursos:

  1. Conheça a si mesmo
  2. Inclua técnicas de estudos na sua rotina
  3. Mantenha sua motivação em alta
  4. Dê sentido aos seus estudos
  5. Faça o Desafio da Mudança

 

Na caminhada até a aprovação é preciso vencer uma série de obstáculos, e a preguiça de estudar para concursos públicos é um deles. A vida do concurseiro não é nada mole! Mas pode ficar menos complicada com as dicas certas para otimizar os estudos.

Precisa de mais ajuda? Navegue pelo site e encontre tudo que precisa: análises de bancas, reviews de materiais, análises completas dos principais editais, dicas realmente eficientes de preparação e muito mais!

Acompanhe o Próximos Concursos também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Curta e compartilhe conteúdo de qualidade com seus contatos!

Conte com a gente e bons estudos!

 

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!