proximos concursos

Concurso ATI Governo Federal: 300 vagas autorizadas para Analista!

Concurso APEX

Sumário

Mais um excelente concurso está próximo!

Foram autorizadas 300 vagas para a área transversal de Analista em Tecnologia da Informação (ATI), cargo que integra o quadro servidores do Ministério da Gestão e Inovação.

Dentre outros requisitos que estarão especificados em edital, será exigido dos candidatos nível superior completo em qualquer área de formação.

Atualmente o órgão possui 417 cargos vagos.

 

Saiba a seguir como foi o último concurso ATI.

 

Principais informações sobre o concurso ATI

 

Qual o salário?

 

dinheiro money salario

 

O salário inicial para o cargo de Analista em Tecnologia da Informação (ATI) é de R$ 5.488,46, podendo chegar a 8.924,74 com a progressão de carreira.

 

Qual a formação exigida?

 

nivel formaçao concurso publico

 

Para concorrer a uma vaga no Concurso ATI, é preciso ter formação de Nível Superior em qualquer área de atuação.

 

Quais as atribuições da carreira?

 

metodo tecnica estudar para concursos publicos

 

As atividades atribuídas ao cargo de Analista em Tecnologia da Informação (ATI) são:

 

  • Realizar atividades de planejamento, supervisão, coordenação e controle dos recursos de tecnologia da informação relativos ao funcionamento da Administração Pública Federal, bem como executar análises para o desenvolvimento, implantação e suporte a sistemas de informação e soluções tecnológicas específicas;
  • Especificar e apoiar a formulação e acompanhamento das políticas de planejamento relativas aos recursos de tecnologia da informação;
  • Especificar, supervisionar e acompanhar as atividades de desenvolvimento, manutenção, integração e monitoramento do desempenho dos aplicativos de tecnologia da informação;
  • Gerenciar a disseminação, integração e controle de qualidade dos dados;
  • Organizar, manter e auditar o armazenamento, administração e acesso às bases de dados da informática de governo;
  • Desenvolver, implementar, executar e supervisionar atividades relacionadas aos processos de configuração, segurança, conectividade, serviços compartilhados e adequações da infraestrutura da informática da Administração Pública Federal.

 

Último Concurso

 

O último concurso foi realizado em 2015 e teve como banca organizadora o Cebraspe.

Foram ofertadas 300 vagas para Analista em TI, porém foram aprovados apenas 228 candidatos.

Foram registrados 7.922 inscritos para 300 vagas ofertadas, uma concorrência de 26,40 candidatos por vaga.

 

Quais foram as etapas do edital?

 

O edital do último concurso ATI contou com as seguintes etapas:

 

Para auxiliar nos estudos acesse as provas e os editais do concurso anterior:

 

 

Conteúdo Programático

 

Confira o conteúdo programático das provas de Analista em TI do último edital:

 

 

provas bancos

 

1 Gerência de projetos. 1.1 Conceitos básicos. 1.2 Processos do PMBOK. 1.3 Gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, de custos, de recursos humanos, de riscos, das comunicações, da qualidade e de aquisições. 2 Segurança da informação. 2.1 Conceitos básicos. 2.2 Políticas de segurança. 2.3 Classificação de informações. 2.4 Análise de vulnerabilidade. 2.5 Plano de continuidade de negócio. 2.6 Normas ISO 17799 e ISO 27001. 2.7 Auditoria e conformidade. 3 Governança e Gestão de TI. 3.1 Fundamentos do ITIL®. 3.2 ITIL® –
suporte a serviços. 3.3 ITIL® – entrega de serviços. 3.4 fundamentos de COBIT (versão 5). 3.5 Governança Digital. 4 Gestão de Relacionamento. 4.1 Gestão de relacionamento com clientes (CRM). 4.2 Elaboração de plano de negócio. 4.3 Noções de marketing de serviço. 4.4 Noções de Comunicação Institucional e Interna. 5 Engenharia de requisitos. 5.1 Conceitos básicos. 5.2 Técnicas de elicitação de requisitos. 5.3 Gerenciamento de 42 requisitos. 5.4 Especificação de requisitos. 5.5 Técnicas de validação de requisitos. 5.6 Prototipação. 6 Engenharia de software. 6.1 Ciclo de vida do software. 6.2 Metodologias de desenvolvimento de software. 6.3
Métricas e estimativas de software. 6.4 Análise por pontos de função. 6.5 CMMi. 6.6 Qualidade de software. 7 Arquitetura e tecnologias de sistemas de informação. 7.1 Conceitos básicos. 7.2 Workflow e gerenciamento eletrônico de documentos. 7.3 Arquitetura cliente-servidor. 7.4 Arquitetura orientada a serviço. 7.5 Arquitetura distribuída. 7.6 Arquitetura de grande porte. 7.7 Datamining. 7.8 Datawarehouse. 7.9 Portais corporativos. 7.10 Sistemas colaborativos. 7.11 Gestão de conteúdo. 7.12 Especificação de metadados e web services. 7.13 Computação em GRID, conceitos de computação em cluster, conceitos de computação em nuvem. 7.14 Conceitos de aplicação em dispositivos móveis. 8 Gestão de processos de negócio. 8.1 Modelagem de processos com BPMN (versão 2.0). 8.2 Técnicas de análise de processos. 8.3 Melhoria de processos. 8.4 Integração de processos. 9 Gestão estratégica. 9.1 Noções e metodologias de planejamento
estratégico. 9.2 Balanced Scorecard (BSC). 9.3 Planejamento Estratégico Situacional (PES), Matriz SWOT. 9.4 Análise de cenários. 9.5 Metodologias para medição de desempenho. 9.6 Indicadores de desempenho: conceito, formulação e análise. 10 Banco de dados. 10.1 Conceitos básicos. 10.2 Abordagem relacional. 10.3 Modelo entidade-relacionamento. 10.4 Normalização. 10.5 Sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD). 11 Tecnologia da Informação na Administração Pública. 11.1 Planejamento Plurianual (PPA). 11.2 Planejamento de TI: estratégico e tático. 11.3 Contratações de TI na Administração Pública Federal.

 

Qual a banca?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

Aproveite para conferir as análises completas que fizemos das mais importantes instituições do país. Clique no nome de cada uma e saiba mais:

 

Quer dicas para passar em concurso público?

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

 

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

 

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

Bons estudos!

Fique bem informado

Acompanhe o melhor canal com vídeos com dicas de estudos e notícias sobre concursos públicos.

Veja nossos Web Stories

Motivação: O Segredo para a Aprovação em Concursos Públicos

plugins premium WordPress