fbpx

Provas do Concurso IBGEPara estar bem preparado, é fundamental saber o que irá enfrentar. Sendo assim, nada melhor que saber em detalhes como foram as provas do concurso IBGE de anos anteriores.

Por isso, neste artigo reunimos todas as informações sobre o conteúdo, estilo da banca, modelo de questão, pesos e critérios de avaliação.

Confira e turbine já seus estudos!

 

Todas as informações sobre as Provas do Concurso IBGE

 

 

Como são as provas do IBGE?

 

Saiba como são compostas as provas do concurso IBGE:

 

Prova objetiva

 

Analista e Tecnologista

 

Para os cargos de Analista e Tecnologista foram aplicadas provas objetivas para todas as áreas.

Além disso, houve prova discursiva para o cargo de Analista – Conhecimento de Análise/Desenvolvimento de Sistemas e prova prática para o cargo de Analista – Design Instrucional e cargo de Tecnologista – Programação Visual/Webdesign.

A prova objetiva de Conhecimentos Básicos abordou tópicos das seguintes disciplinas:

 

Técnico

 

A prova de Conhecimentos Básicos para o cargo de Técnico versou sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Geografia
  • Matemática
  • Conhecimentos sobre o IBGE

 

Nota de corte:

 

Confira abaixo a nota de corte mais alta de cada área do cargo de Analista:

Para o cargo de Técnico, a  nota de corte mais alta para o cargo de Técnico, foi 58 pontos.

 

Modelo de questão

 

A prova objetiva do último concurso IBGE foi composta por questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta. Cada questão valia um ponto, sendo 60 pontos a pontuação máxima.

 

Número de questões e disciplinas

 

Confira o número de questões para cada disciplina em cada cargo no último concurso IBGE

 

 

Prova discursiva

 

A prova discursiva foi aplicada apenas para cargos de Nível Superior (Analista e Tecnologista). Foi constituída de três questões sobre o conteúdo de Conhecimentos Específicos, conforme especificado no edital, adequado às atribuições do cargo/área de conhecimento.

Cada questão da prova discursiva valia 20 pontos, sendo 60 pontos a pontuação máxima.

 

Critérios de avaliação da prova discursiva

 

Na avaliação da prova discursiva, foi considerado o acerto das respostas dadas, o grau de conhecimento do tema demonstrado pelo candidato e a fluência e a coerência da exposição.

A nota poderia ser prejudicada em casos de abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentadas na prova.

A prova poderia, ainda, ser zerada mediante os seguintes erros:

  • Fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto
  • Apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado
  • Ser escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade
  • Estar em branco
  • Apresentar letra ilegível

 

Prova prática

 

A prova prática, valendo 70 pontos, foi aplicada apenas para os cargos de Analista na área de Conhecimento de Design Instrucional e de Tecnologista na área de Conhecimento de Programação Visual/Webdesign. E somente aos candidatos aprovados e classificados na prova objetiva

A prova prática para o cargo de Tecnologista na área de Conhecimento de Programação Visual/Webdesign, utilizou a plataforma PC com os programas Adobe Photoshop CS6, Adobe Dreamweaver CS6 e Adobe Illustrator CS6.

Para o candidato foi solicitada a execução de um projeto de website responsivo e crossbrowser em HTML 5, com até três páginas: apresentação, formulário e exibição de uma tabela (todos de acordo com requisitos detalhados em edital).

A prova prática para o cargo de Analista na área de Conhecimento de Design Instrucional também utilizou a plataforma PC com os programas do pacote básico do Microsoft Office ou do Libre Office.

Ao candidato foi solicitada, a partir de um contexto e um conteúdo fornecidos, a elaboração de um projeto de solução educacional (de acordo com o detalhamento especificado em edital).

 

Critérios de avaliação da prova prática

 

Os critérios para correção e avaliação para o cargo de Tecnologista envolveram a análise do desempenho do candidato nos seguintes aspectos: responsividade, funcionamento correto do código em Javascript, inserção de fotos na resolução adequada, criação de estilos, sintaxe e semântica correta do HTML 5 de acordo com as recomendações do W3C Brasil, organização e disposição de informações, navegação coerente, layout, acessibilidade, usabilidade, entre outros.

Os critérios para correção e avaliação da prova prática para o cargo de Analista envolveram a análise do desempenho do candidato nos seguintes aspectos: conhecimentos técnicos de Design Instrucional, identificação do público-alvo, adequação da mídia ao público-alvo, definição e estruturação do conteúdo e da avaliação de aprendizagem, clareza na comunicação e criatividade.

O candidato que obteve menos de 50% do total de pontos da prova era eliminado.

 

Provas anteriores do IBGE

 

Clique no link abaixo para acessar o material completo:

 

Provas anteriores concurso IBGE

 

Qual a banca do concurso IBGE?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

A banca organizadora do último concurso IBGE, em 2015, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é  considerada uma das mais difíceis do país, com um alto grau de exigência em todas as disciplinas. Entre os processos seletivos organizados pela FGV estão os da Polícia Civil de vários estados, do Senado Federal, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No entanto, ainda não se sabe qual será a organizadora do próximo concurso do IBGE.

Confira os artigos que preparamos com a análise das principais bancas do país:

 

 

Quais as melhores apostilas para as provas do concurso IBGE?

 

Há pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um curso preparatório. Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado. Se forem específicas para o concurso pretendido, tanto melhor!

Uma das mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. A apostila do Estratégia é direcionada para o concurso IBGE, com todos os conteúdos solicitados em todas as disciplinas.

Outras ótimas opções sã o Gran Cursos Online e o Exponencial, ambos  também com material vasto para download, totalmente direcionado para o concurso IBGE.

Muitas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. Pode ser um desafio ainda maior, mas é possível ser aprovado estudando por apostilas!

Confira também nosso post completo sobre as melhores apostilas para concursos.

 

Quais os melhores cursos preparatórios para as provas do concurso IBGE?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

Dentre muitos outros cursos, o Estratégia oferece um específico para o Concurso IBGE. Veja: 

 

Curso Estratégia concurso IBGE  

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Conta também com um curso específico para o Concurso IBGE: 

 

Curso Gran concurso IBGE  

 

Ainda tem dúvidas? Aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Melhores cursos preparatórios para concursos

 

Agora que você já conhece tudo sobre as provas do concurso IBGE, que tal ficar por dentro também das melhores dicas de estudo?

Navegue pelo site e acesse também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Por lá você encontra muitas dicas e informações de qualidade.

Conte com a gente na caminhada até a aprovação!

Bons estudos!

Pontuação geral
[Total: 0 Average: 0]
Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!