fbpx

Provas do Concurso Bacen

 

Provas Objetivas

 

As provas objetivas escritas do último concurso Bacen, realizado em 2013,  foram constituídas de itens para julgamento, agrupados por comandos. O julgamento de cada item foi CERTO ou ERRADO, de acordo com os comandos a que se referiam.

As disciplinas solicitadas em Conhecimentos Básicos para o cargo de Técnico foram:

 

 

As disciplinas solicitadas em Conhecimentos Básicos para o cargo de Analista foram:

 

 

Em Conhecimentos Específicos, os candidatos responderam questões relacionadas à área de atuação da formação exigida em cada carreira.

 

As questões e os pesos foram distribuídos da seguinte forma:

 

 

Prova discursiva

 

A prova discursiva valia 50 pontos e consistiu em:

 

  • Para o cargo de Analista, análise de situação problema (estudo de caso), desenvolvida em até 90 linhas, valendo 25 pontos, e resposta a 2 questões discursivas, a serem respondidas em até 30 linhas cada, sendo 12,50 pontos o valor de cada questão. Os temas abordados faziam parte dos Conhecimentos Específicos do edital.
  • Para o cargo de Técnico, redação de texto dissertativo, desenvolvida em até 30 linhas, que valia 50 pontos e abordou temas relacionados aos Conhecimentos Específicos constantes do edital.

 

Avaliação de títulos

 

Os candidatos às vagas de Analista também foram submetidos à avaliação de títulos, conforme tabela abaixo:

 

 

Edital anterior concurso Bacen  

Provas anteriores concurso Bacen

 

Como é o Programa de Capacitação?

 

O Programa de Capacitação dos concursados do Bacen tem carga horária total de 120 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que podem ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados. É realizado na cidade de Brasília (DF).

 

Qual a banca?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

A organizadora do último concurso Bacen, em 2013, foi a Cespe/Cebraspe. Para saber detalhes sobre as principais instituições de todo o país, clique no nome da banca:

 

 

Qual o conteúdo programático?

 

Conhecimentos Básicos para o cargo de Técnico

 

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos. Estrutura e organização do texto. Elaboração de textos para comunicações de rotina (e-mails, despachos, carta e ofício). Ortografia. Semântica. Morfologia. Sintaxe. Pontuação.

Noções de Direito Constitucional

A Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Princípios Fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais. Administração Pública: disposições gerais, servidores públicos civis. Poderes da União.

Noções de Direito Administrativo

Atos Administrativos: conceito, requisitos, atributos, classificação, invalidação. Servidor Público; regime jurídico dos servidores públicos civis (Lei nº 8.112/1990, e suas alterações). Disposições preliminares (arts. 1º ao 4º). Provimento (arts. 5º ao 22 e 24 ao 32). Vacância (arts. 33 ao 35).  Direitos e vantagens (arts. 40 ao 115). Regime disciplinar (arts. 116 ao 142). Seguridade social do servidor (arts. 183 ao 231). Disposições gerais (arts.236 ao 242).

Gestão Pública

Estado, Governo e Sociedade: conceito e evolução do Estado contemporâneo; aspectos fundamentais na formação do estado brasileiro; teorias das formas e dos sistemas de governo.  Administração Estratégica. Organização do Estado e da gestão. Departamentalização; descentralização; desconcentração. Os agentes públicos e a sua gestão, normas legais e constitucionais aplicáveis.6 Serviço de atendimento ao cidadão. Comunicação interna e externa; relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.  Gestão de conflitos. Governança na gestão pública. Ética no Serviço Público. Ética e moral. Ética, princípios e valores. Ética e democracia: exercício da cidadania. Ética e função pública. Ética no Setor Público. Código de Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº 1.171/1994). Lei nº 8.112/1990 e alterações: regime disciplinar (deveres e proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades).  Lei nº 8.429/1992: das disposições gerais, dos atos de improbidade administrativa.

Informática para Usuários

Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente LibreOffice). Redes de computadores. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird). Sítios de busca e pesquisa na Internet. Grupos de discussão. Redes sociais.  Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Segurança da informação. Procedimentos de segurança. Noções de vírus, worms e pragas virtuais. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall e anti-spyware). Procedimentos de backup. Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

Raciocínio Lógico-Quantitativo

Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial (ou proposicional). Proposições simples e compostas. Tabelas verdade. Equivalências. Leis de De Morgan. Diagramas lógicos. Lógica de primeira ordem. Princípios de contagem e probabilidade. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.  

 

Conhecimentos Básicos para o cargo de Analista

 

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal.  Significação das palavras. Redação e correspondências oficiais: Manual de Redação da Presidência da República.

Língua Inglesa

Compreensão de texto escrito em Língua Inglesa. Gramática para a compreensão de conteúdos semânticos.

Raciocínio Lógico

Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial (ou proposicional). Proposições simples e compostas. Tabelas-verdade. Equivalências. Leis de De Morgan. Diagramas lógicos. Lógica de primeira ordem. Princípios de contagem e probabilidade. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Direito Constitucional

Princípios fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais, coletivos e direitos sociais; limitações dos direitos fundamentais. Organização do Estado: União, Estados, Municípios e Distrito Federal. Administração pública. Servidores públicos. Organização dos poderes: Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário. Finanças públicas: normas gerais e orçamentárias. Controle externo e sistemas de controle interno. Ordem econômica e financeira: princípios gerais da atividade econômica.

Direito Administrativo

Administração pública: princípios básicos. Administração direta e indireta. Poderes administrativos. Espécies de poder: hierárquico, disciplinar, regulamentar, de polícia e normativo.  Uso e abuso do poder. Organização administrativa brasileira. Serviços públicos: conceito e princípios. Autarquias, agências reguladoras, agências executivas, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista. Ato administrativo. Conceito, requisitos e atributos. Comunicação dos atos administrativos.  Anulação, revogação e convalidação. Discricionariedade e vinculação. Controle da administração pública: espécies de controle e suas características. Controle jurisdicional dos atos administrativos. Responsabilidade civil do Estado. Bens públicos: classificação e características. Licitações e contratos administrativos; convênios administrativos.  Servidores públicos: cargo, emprego e função públicos. Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União) e alterações. Disposições preliminares. Provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. Direitos e vantagens. Regime disciplinar. Seguridade social do servidor: aposentadoria e pensão civil. Processo administrativo disciplinar. Improbidade administrativa. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994). Código de Conduta da Alta Administração Federal. Lei de conflito de interesses (Lei nº 11.813/2013). Lei de acesso a informações (Lei nº 12.527/2011).

Sistema Financeiro Nacional e Sistema de Pagamentos Brasileiro

Estrutura e segmentação. Órgãos reguladores. Entidades supervisoras. Instituições Operadoras. Lei nº 4.595/1964. Conselho Monetário Nacional: composição e competências. Banco Central do Brasil. Competências legais e constitucionais.  Funções. Instituições financeiras: conceito e classificação. Outras instituições supervisionadas pelo Banco Central. Regulação prudencial e estabilidade financeira. Acordos de Basileia. Sistema de pagamentos brasileiro. Aspectos institucionais. O papel dos intermediários financeiros O papel do Banco Central. Instrumentos de pagamento. Transferência Eletrônica Disponível (TED). Cheque.  Boleto de pagamento. Sistemas de liquidação. Sistemas de transferência de fundos.

Economia

MACROECONOMIA: contas nacionais; agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário; balanço de pagamentos.  Principais modelos macroeconômicos: modelo clássico, modelo keynesiano, política anticíclica de curto prazo. A economia no longo prazo: produto potencial e produto efetivo. Crescimento econômico. Poupança, investimento e o papel do sistema financeiro.  Objetivos e instrumentos de política monetária, regime de metas para a inflação. Política fiscal e seus instrumentos. Modelos de determinação da renda em economias fechada e aberta. Regimes cambiais e taxa de câmbio de equilíbrio. Termos de troca. Curva de Phillips, expectativas racionais e inflação. MICROECONOMIA:  teoria do consumidor. Teoria da firma. Estrutura de mercado e formação de preço, análise de concentração. ECONOMIA BRASILEIRA: tópicos de economia brasileira. PND. A crise da dívida externa na década de 1980. Planos heterodoxos de estabilização. O Plano Real e a economia brasileira pós-estabilização. ECONOMIA INTERNACIONAL:  crises financeiras internacionais a partir de 2007.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório para concurso, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

 

Veja algumas opções realmente boas:

 

  • O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção. Dentre muitos outros cursos, o Estratégia oferece um específico para o concurso Bacen:

 

Curso Estratégia concurso Bacen

 

  • O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção. Conta também com um curso específico para o concurso Bacen:

 

Curso Gran concurso Bacen

 

  • O Exponencial é mais uma excelente opção. O  curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

Curso Exponencial concurso Bacen

 

Quer saber tudo sobre o Concurso Bacen?

 

Preparamos uma análise com todas as informações do concurso, além de valiosas dicas de estudos para turbinar sua preparação! 

 

Como passar mais rápido no Concurso Bacen (Banco Central do Brasil)

 

Agora que você conhece os detalhes das provas do concurso Bacen, acesse também nossas redes sociais para acompanhar as novidades sobre o edital: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Conte com a gente!

 

Bons estudos!

Gostou do artigo?
[Total: 0 Average: 0]


Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

You have Successfully Subscribed!