fbpx

Provas de Concurso de EnfermagemEstá pensando em fazer as provas de concurso de Enfermagem em 2019? É melhor ficar de olho no lançamento de editais, pois todos os anos centenas de seleções para a área ocorrem em todo o país — para Nível Técnico e Nível Superior, de prefeituras a órgãos federais.

Os concursos para Enfermeiro (a) costumam ter um número bastante elevado de vagas. Um dos mais aguardados para este ano, por exemplo, é da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), que prevê mais de 600 vagas para diversas carreiras, incluindo aí muitas oportunidades para a área da Saúde.

Da mesma forma, é grande a procura pelas oportunidades e o número de candidatos inscritos costuma ser bem alto.

Por isso, investir tempo em um estudo eficiente, focando nas matérias mais cobradas durante as provas específicas, é fundamental. Tenha em mente que apenas 10% dos candidatos realmente estudam para a prova, então é muito fácil se destacar da concorrência.

Uma dica é começar a fazer concursos de Enfermagem para prefeituras do interior, que são menos concorridos. Dessa maneira, mesmo que esse não seja seu objetivo final, você ganha experiência e mais confiança na hora de encarar desafios maiores.

Se quer já dar início à preparação, neste post, contamos os detalhes das provas de concurso de Enfermagem: como são, as disciplinas mais corriqueiras, o estilo da banca.

Leia agora!

Quer saber mais sobre provas de Concurso de Enfermagem?

Como são as provas?

As provas em concursos de Enfermagem podem variar bastante. De maneira geral, editais de prefeituras são mais simples e editais de órgãos federais ou militares, por exemplo, tendem a ser mais complexos.

No entanto, pode-se ter uma ideia da lista de disciplinas básicas e as áreas de estudo específicas solicitadas na maioria das seleções.

Confira!

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

Editais, provas e gabaritos anteriores

Qual a banca?

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

Confira a análise completa das principais instituições de todo o país clicando no nome da banca:

Quais as melhores técnicas para estudar?

A preparação para concursos costuma ser exaustiva. Mas, para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e podem agilizar a aprovação.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursinhos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

No entanto, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação para concursos, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

Veja algumas opções realmente boas:

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção. Dentre muitos outros cursos, o Estratégia oferece um específico para provas de concurso de Enfermagem:

Cursos Estratégia para Concursos de Enfermagem

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção. Conta também com um curso específico para provas de concurso de Enfermagem:

Cursos Gran para Concursos de Enfermagem 

Concurso ExponencialO Exponencial é mais uma excelente opção. O  curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

Confira tudo sobre Concurso de Enfermagem

 

Agora que você já sabe como são as provas de concursos de Enfermagem, que tal acompanhar o andamento dos principais editais da área? é fácil: acesse nossa seção de concursos previstos e saiba tudo!

Para novidades do universo concurseiro, manuais completos e dicas de estudo, confira também as nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

Gostou do artigo?
[Total: 0 Average: 0]


Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Abra seu e-mail e baixe agora mesmo sua planilha (não esqueça de procurar no SPAM).