fbpx

Provas de Concurso de EngenhariaDe maneira geral, a remuneração é um grande atrativo para quem encara o desafio das provas de concurso de Engenharia. Isso porque em alguns órgãos públicos os salários costumam ser bem maiores que na iniciativa privada, além da garantia da tão sonhada estabilidade no emprego.

Conforme o plano de carreira e tempo de serviço,a remuneração mensal pode chegar a mais de R$ 30 mil, como na Petrobras e nas Forças Armadas.

Entre as funções de um Engenheiro no serviço público estão executar e fiscalizar projetos ou obras de construção civil em geral (edifícios, estradas, túneis, pontes, barragens, aeroportos, sistemas de abastecimento de água, sistemas de tratamento de esgotos, etc). Também são atribuições desse profissional a identificação e especificação de materiais e equipamentos necessários para esses projetos.

A maioria dos concursos na área da Engenharia têm vagas com até 40 horas semanais. As oportunidades podem ser fixas ou embarcadas (quando falamos em engenheiros que trabalham na construção de embarcações, plataformas e portos).

Se você pretende participar de um concurso para a área, é melhor ficar de olho nas oportunidades em aberto e que estão por vir neste ano.

Comece já a se preparar!

 

Saiba mais sobre provas de Concurso de Engenharia

 

Como são as provas?

De maneira geral, as provas de concurso de Engenharia são objetivas de múltipla escolha e versam sobre as seguintes disciplinas:

 

A prova específica traz questões de diversos conteúdos estudados ao longo da graduação de Engenharia, com destaque àqueles associados à área do órgão em questão ou ao cargo que será exercido pelo candidato.

Por isso, a preparação precisa ser ampla e detalhada.

 

Veja quais os tópicos recorrentes em provas de concurso de Engenharia na disciplina de Conhecimentos Específicos:

 

  • Laudos, vistorias e perícias
  • Cálculos matemáticos, estatísticos, químicos e físicos
  • Métodos e técnicas de Engenharia
  • Engenharia sustentável
  • Fundações
  • Topografia
  • Projetos elétricos
  • Hidráulica e Hidrologia
  • Mecânica dos solos
  • Materiais de construção civil
  • Resistência dos materiais e análise estrutural
  • Engenharia legal
  • Patologia
  • Planejamento de projetos e obras
  • Projeto e execução de edificações
  • Projeto e execução de rodovias
  • Projeto e execução de barragens
  • Projeto e execução de obras portuárias
  • Engenharia de tráfego
  • Geoprocessamento

 

É importante lembrar, ainda, que concursos como o do Exército, da Marinha e da Aeronáutica contam com provas físicas para ambos os sexos. Normalmente, essa avaliação é constituída de exercícios de resistência, como flexões, abdominais, natação e corrida, com um número pré-determinado de repetições e um tempo máximo exigido.

 

Para saber mais detalhes sobre o Teste de Aptidão Física (TAF) e como se preparar para encará-lo acesso o post completo que fizemos sobre o assunto, clicando aqui.

 

 

Qual a banca?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

 

Para ler as análises completas das principais bancas de todo o país, clique no nome da instituição e saiba mais:

 

 

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

 

A preparação para um concurso costuma ser exaustiva. Mas, para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e podem agilizar a aprovação.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursinhos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

No entanto, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

 

Veja algumas opções realmente boas:

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

 

Concurso ExponencialO Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

 

Quer conhecer outras opções?

 

Confira o artigo que preparamos com os melhores cursos online para garantir a aprovação em Concursos Públicos. Basta clicar no link abaixo:

 

 

Está se preparando para as provas de concurso de Engenharia? Confira agora nosso post completo sobre o assunto: Concurso Para Engenheiro Civil (salários, o que estudar, material + dicas).

 

Concurso Para Engenheiro Civil (salários, o que estudar, material + dicas).

 

E que tal também acessar nossas redes sociais para trocar informações com outros concurseiros saber todas as novidades desse universo?

Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Curta e compartilhe com seus contatos conteúdo de qualidade.

Conte com a gente na caminhada até a aprovação.

Bons estudos!

 

ASSINATURA ILIMITADA DO GRANCOM MAIS DE 80% DE DESCONTO
(pouco tempo!)

CLIQUE AQUI PARA PEGAR SEU CUPOM

Prontinho, agora você tem acesso a todo material grátis.