Concurso SEFAZ SPA expectativa é grande pela realização do concurso SEFAZ SP para os cargos de Agente Fiscal de Rendas e Técnico da Fazenda do Estado, de níveis Superior e Médio, respectivamente.

Há seis anos sem lançar editais, a autarquia tem pedidos em tramitação.

Espera-se que sejam oferecidas mais de 50 vagas para agentes e cerca de 300 oportunidades para técnicos.

Se você está interessado no concurso SEFAZ SP, é melhor ficar de olho nas novidades e começar já a sua preparação.

Aproveite para conferir neste post todos os detalhes dos últimos editais.

Leia agora e agilize seus estudos!

Principais informações sobre o Concurso SEFAZ SP

O que é SEFAZ?

A SEFAZ é a Secretaria Estadual da Fazenda, que faz parte da administração pública direta. A autarquia tem por finalidade arrecadar os tributos de competência estadual e controlar as atividades de fiscalização das operações geradoras de tributos, sempre de acordo com a legislação vigente.

Quais as carreiras e atribuições?

Para o concurso SEFAZ 2019 são aguardadas vagas nas carreiras de Agente Fiscal de Rendas e Técnico da Fazenda Estadual. Saiba quais as principais atribuições de cada uma das carreiras:

Agente Fiscal de Rendas: fica a cargo da fiscalização direta dos tributos estaduais e as funções relacionadas à coordenadoria, direção, inspeção, controle da arrecadação de tributos, chefia, encarregatura, supervisão, assessoramento, assistência, planejamento da ação fiscal, consultoria e orientação tributária. Também atua na representação junto a órgãos julgadores, julgamento em primeira instância do contencioso administrativo tributário, correição da fiscalização tributária, gestão de projetos relacionados à administração tributária, planejamento estratégico da Coordenadoria da Administração Tributária.

Técnico da Fazenda Estadual: é responsável pelo apoio técnico e administrativo em atividades fazendária, fiscalização volante e atendimento ao contribuinte.

Qual o nível de formação exigido?

O cargo de Agente Fiscal de Rendas é dividido em duas áreas de atuação: Gestão Tributária e Tecnologia da Informação. Para se candidatar a qualquer uma delas, é preciso ter formação de Nível Superior em qualquer área.

Para exercer a função de Técnico da Fazenda Estadual é preciso ter formação de Nível Médio/Técnico.

Ambos precisam apresentar diploma de conclusão de curso devidamente registrado no Ministério de Educação (MEC).

Quais as demais exigências?

Saiba todos os requisitos para se candidatar a uma vaga no concurso SEFAZ SP 2019:

  • Ter nacionalidade brasileira (no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 12, §1º da Constituição Federal);
  • Gozar de direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por avaliação médica realizada por órgão oficial do Estado (Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo);
  • Não ter antecedentes criminais ou civis incompatíveis com o exercício do cargo;
  • Estar quite com a Receita Federal no que se refere à entrega da Declaração do Imposto de Renda – Pessoa Física;
  • Atender às disposições legais, nos casos de aposentadoria e acúmulo de cargos públicos.

Qual o salário?

remuneração SEFAZOs salários no concurso SEFAZ SP variam conforme o grau de escolaridade e as atribuições do cargo.

A remuneração inicial de um Agente Fiscal de Rendas fica em torno de R$ 16 mil.

Já um Técnico da Fazenda Estadual recebe, em início de carreira, por volta de R$ 4 mil.

Quais os benefícios?

Além da remuneração fixa mensal, os servidores públicos da SEFAZ SP têm direito a uma série de benefícios. Entre eles estão auxílio-alimentação, vale-transporte e convênio médico.

Cargos de Nível Superior contam, ainda, com previdência complementar e verbas indenizatórias.

Qual a lotação?

Os aprovados no concurso SEFAZ SP 2019 poderão ser lotados em qualquer unidade da Receita Estadual no estado de São Paulo, conforme demanda da autarquia e de acordo com a ordem de classificação.

Qual a jornada de trabalho?

Todos os cargos no concurso SEFAZ SP têm regime de trabalho integral com jornada mínimo de de 40 horas semanais e máxima de 44 horas semanais. Podem ser adotados, ainda, o sistema de plantões, em rodízios de períodos diurnos e noturnos por conveniência administrativa.

Quais as chances de crescimento na carreira?

carreira SEFAZOs servidores da SEFAZ SP, de maneira geral, podem evoluir na carreira entre graus e referências. Isso se dá por meio de progressão e promoção.

Progressão é a passagem do servidor de um grau para outro imediatamente superior dentro de uma mesma referência e pode ser realizada anualmente, mediante processo de Avaliação de Desempenho.

Promoção é a movimentação do servidor entre referências mediante formação adicional à exigida para o ingresso no cargo de que é titular ou função-atividade de que é ocupante.

Ambas devem respeitar períodos mínimos pré-estabelecidos conforme o cargo, normalmente entre 2 e 3 anos.

Como foi a concorrência do último concurso?

Concurso 2013

O concurso SEFAZ SP de 2013 ofereceu um total de 885 vagas para o cargo de Agente Fiscal de Rendas e 35.304 inscritos, divididos da seguinte maneira:

  • 782 vagas para Gestão Tributária, com 31.359 inscritos — 40,10 candidatos por vaga.
  • 103 vagas para Tecnologia da Informação, com 3.495 inscritos — 33,93 candidatos por vaga.

Concurso 2010

O concurso SEFAZ SP de 2010 ofereceu um total de 550 vagas para o cargo de Técnico da Fazenda Estadual. Na ocasião, houve 49.716 inscritos, configurando uma relação de 90,39 candidatos por vaga.

Quais as etapas do edital da SEFAZ SP?

O edital do concurso SEFAZ SP, em geral, contempla as seguintes etapas:

  • Prova escrita objetiva (para todos os cargos)
  • Curso de formação (apenas para o cargo de Agente Fiscal de Rendas)

Como são as provas?

Provas SEFAZDe acordo com o último edital da SEFAZ SP para o cargo de Auditor Fiscal de Rendas, datado de 2013, a prova escrita objetiva se divide em Conhecimento Gerais, Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. Cada uma delas tem entre 80 e 100 questões de múltipla escolha (cinco alternativas e apenas uma resposta correta).

As provas de Conhecimentos Gerais e Básicos foram aplicadas em um dia e a de Conhecimentos Específicos, em outro. Todas tiveram duração máxima de 4 horas e foram realizadas em 16 cidades do estado de São Paulo (capital e interior).

Confira quais as disciplinas, o peso e o número de questões:

Já para o cargo de Técnica da Fazenda Estadual, cujo último edital foi realizado em 2010, a prova escrita objetiva foi constituída de Conhecimentos Gerais e conhecimentos Específicos, com 40 questões de múltipla escolha cada uma.

Confira quais as disciplinas, o peso e o número de questões:

As provas foram aplicadas no mesmo dia, em 13 cidades do estado de São Paulo (capital e interior), com duração máxima de 4h30.

Qual o conteúdo programático?

O conteúdo programático solicitado no último edital para o cargo de Agente Fiscal de Rendas nas provas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Básicos foi igual para as duas áreas de atuação (Gestão Tributária e Tecnologia da Informação).

Já a prova de Conhecimentos Específicos foi diferenciada de acordo com a opção do candidato.

Agente Fiscal de Rendas

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Básicos

Direito

Técnico da Fazenda Estadual

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

Qual a banca?

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

Os últimos dois concursos da SEFAZ SP, em 2010 e 2013, foram realizados pela Fundação Carlos Chagas (FCC). No entanto, a banca da próxima seleção ainda não foi escolhida.

Para ler as análises completas das principais bancas de todo o país, clique no nome da instituição e saiba mais:

Como é o curso de formação?

O curso especial é aplicado apenas para os candidatos à carreira de Agente Fiscal de Rendas. Participam do curso os candidatos aprovados na primeira etapa do edital, ou seja, nas provas escritas objetivas. O curso é realizado apenas na modalidade presencial, sendo ministrado pela Escola Fazendária do Estado de São Paulo (FAZESP), na capital do estado, e aborda a Legislação Tributária estadual.

A carga horária pode variar e é informada ao candidato na hora da inscrição. Durante o período de formação, é assegurado ao candidato uma bolsa de estudos.

Ao final do curso, é aplicada uma prova objetiva. Para ser aprovado é preciso acertar, no mínimo, 60% da prova e ter, no mínimo, 80% de presença nas aulas.

Quais as melhores técnicas para estudar?

A preparação para um  concurso costuma ser exaustiva. Mas, para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e podem agilizar a aprovação.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos.

Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais.

No entanto, de todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo.

Alguns cursinhos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

No entanto, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor.

Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

Veja algumas opções realmente boas:

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

Concurso ExponencialO Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

Já se preparando para o concurso SEFAZ SP? Aproveite para conferir mais dicas de estudo e trocar experiências com outros concurseiros nas nossas redes sociais.

Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

Gostou do artigo?
[Total: 1 Average: 5]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Desconto de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para receber o desconto

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.