Previsto para este ano, o concurso TRE AM ainda não saiu do papel. No entanto, já movimenta os concurseiros do Norte do país. A expectativa é que um edital para analistas e técnicos seja lançado no segundo semestre de 2018 ou, no máximo, no primeiro semestre de 2019.

A última seleção do órgão foi realizada em 2014 e seu prazo de validade já expirou, o que torna urgente a realização de novo concurso para contratação de pessoal.

Se você é um dos interessados no concurso TRE AM, leia antes este artigo. Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre o tribunal, as carreiras e as provas, além de dicas que vão lhe deixar mais perto da aprovação.

Confira agora!

Principais informações sobre o Concurso TRE AM

 

Quais as carreiras e atribuições?

Espera-se que, no próximo concurso TRE AM, sejam ofertadas vagas de Analista judiciário e Técnico Judiciário, ambos em diversas áreas de atuação.

Saiba quais as principais atribuições das carreiras no TRE AM.

Analista Judiciário – Área Administrativa: executar atividades de nível superior relacionadas com as funções de administração de recursos humanos, materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, controle interno, bem como as de desenvolvimento organizacional e de suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais.

Analista Judiciário – Área Judiciária: executar atividades privativas de bacharel em Direito relacionadas com processamento de feitos e apoio a julgamentos.

Analista Judiciário – Apoio especializado: executar atividades de Nível Superior relacionadas à área de atuação do cargo ofertado.

Técnico Judiciário – Área Administrativa: executar atividades de nível intermediário relacionadas com as funções de administração de recursos humanos, materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, controle interno, bem como as de desenvolvimento organizacional e suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais.

Técnico Judiciário – Apoio especializado: executar atividades de nível intermediário relacionadas à área de atuação do cargo ofertado.

 

Qual o nível de formação exigido?

A formação exigida para o cargo de Analista Judiciário é Nível Superior (em várias especialidades). Já para ocupar uma vaga de Técnico Judiciário é preciso ter formação de Nível Médio (também em várias áreas).

 

Qual o período de inscrição e valor da taxa?

Ainda não se tem informações consolidadas sobre possíveis datas e valores no concurso TRE AM.

 

Qual o salário?

O vencimento básico dos aprovados no concurso TRE AM correspondente ao Padrão A, Classe 1, inicial na carreira, acrescido de gratificação por atividade judiciária e vantagem pecuniária, conforme descrito abaixo:

 

Quais os benefícios?

Para ambos os cargos do concurso TRE AM, além da remuneração mensal, há o benefício do auxílio-alimentação no valor de R$710,00.

 

Qual a lotação?

Os candidatos nomeados, respeitando a ordem de classificação, serão convocados, em dia e hora definidos pelo TRE AM, para preencherem o Termo de Opção. No documento, será, escolhida a localidade de lotação, conforme vagas disponíveis nos municípios do estado do Amazonas, conforme demanda do órgão.

 

Qual a jornada de trabalho?

A jornada de trabalho dos servidores do TRE AM é de 40 horas semanais (8 horas diárias). Apenas algumas especialidades, como Medicina e Odontologia cumprem horário diferenciado, com 20 ou 30 horas semanais.

 

Quais as chances de crescimento na carreira?

O plano de carreira do TRE AM envolve padrões e classes, conforme tabela abaixo:

A progressão de padrão de um servidor ocorre anualmente, a partir de avaliação de desempenho.

Já a promoção é a movimentação do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte, respeitando também o período mínimo de um ano em relação à progressão anterior e a partir da avaliação de desempenho e da participação em curso de aperfeiçoamento.

 

Quantas são as vagas?

Ainda não se tem informações consolidadas sobre o número de vagas que serão ofertadas no concurso TRE AM.

 

Como foi a concorrência do último concurso?

O último concurso TRE AM, realizado em 2014, ofertou 40 vagas imediatas — 15 para analistas e 25 para técnicos — mais cadastro reserva. Houve um total de 29.202 inscritos, o que dá uma relação de 730 candidatos por vaga.

Um volume que pode ser considerado alto!

No entanto, é sempre importante lembrar que os números divulgados nunca dizem respeito à concorrência real, que é o montante de candidatos realmente preparados para o concurso. Como sabemos que, em média, apenas 10% dos inscritos estão aptos para a disputa de uma vaga, a concorrência real é muito menor que o número total de candidatos.

Isso sem contar o índice de abstenção, que em muitas seleções chega a 30% do total.

Ou seja, o que faz a diferença na hora da prova é o quanto você está bem preparado e tranquilo. Então, mantenha o foco nos estudos e evite o estresse. Essas são suas verdadeiras armas para garantir a aprovação.

 

Quais as etapas do edital?

 

Como são as provas?

As provas objetivas do concurso TRE AM costumam ser de múltipla escolha (quatro alternativas e apenas uma correta), com questões de Conhecimento Gerais e Conhecimentos Específicos.

A prova de Conhecimento Gerais traz questões (para todos os cargos) que versam sobre Língua Portuguesa, Noções de Informática, Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais e Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas. Já a prova de Conhecimentos Específicos trata de tópicos referentes à área de atuação de cada cargo.

O cargo de analista Judiciário conta, ainda, com prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, que traz questões acerca dos conteúdos específicos indicados no edital para cada área. As questões serão avaliadas conforme descrição abaixo:

No último edital do concurso TRE AM, as provas para o cargo de Técnico Judiciário foram aplicadas pela parte da manhã. Já as provas para o cargo de Analista Judiciário foram à tarde. Todas elas foram realizadas nas cidades de Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manaus, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

 

Qual o conteúdo programático?

Saiba quais os tópicos solicitados na prova de Conhecimentos Gerais para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário.

 

Língua Portuguesa

Interpretação de Texto; Processos de composição de texto (descritivo, narrativo e dissertativo); Dissertação Expositiva e Argumentativa; Técnicas de Redação; Coesão e coerência; Redação de correspondências oficiais; Emprego correto da língua culta; Sistema ortográfico em vigor; emprego das letras, hifenização e acentuação gráfica; Frase, oração e período: estrutura, organização, classificação; Termos da oração e suas funções morfossintáticas; Relações sintático-semânticas entre as orações; Sintaxe da oração e do período; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Pontuação: recursos sintáticos e semânticos de pontuação; Crase; Semântica; sinônimos; antônimos e polissemia; Níveis e funções da linguagem; Conotação e denotação; Linguagem figurada; Formas do discurso (direto, indireto e indireto livre); Formação de palavras; Prefixos e sufixos; Flexões nominal e verbal; Verbos; Vozes verbais; Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento; Emprego dos relativos; Emprego dos conectivos; Colocação pronominal. www.pciconcursos.com.br Página 24 de 32

 

Noções de Informática

Conceitos e modos de utilização de aplicativos MS-Office 2010 para criação e edição de textos, planilhas e apresentações; Noções de Sistema operacional (ambiente Microsoft Windows XP, VISTA e 7); Conceitos e modos de utilização de ferramentas e procedimentos de internet, intranet e correio eletrônico (MS-Outlook); Conceitos de organização e de gerenciamento de informações; arquivos; pastas e programas; Conceitos de tecnologia de informação; sistemas de informações e conceitos básicos de Redes de Computadores e Segurança da Informação; Cópias de segurança backup; Conceitos e técnicas de digitalização de documentos Conceito e organização de arquivos (pastas/diretórios).

 

Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais

Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90 e alterações): Das disposições preliminares; Do provimento; vacância; remoção; redistribuição e substituição; Dos direitos e vantagens: do vencimento e da remuneração; das vantagens; das férias; das licenças; dos afastamentos; do direito de petição; Do regime disciplinar: dos deveres e proibições; da acumulação; das responsabilidades; das penalidades; Processo Administrativo (Lei nº 9.784/99 e alterações): das disposições gerais; dos direitos e deveres dos administrados; princípios; da competência; dos impedimentos e da suspeição; da motivação; dos prazos; Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92 e alterações).

 

Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas

Conteúdo completo do documento, que pode ser acessado clicando aqui.

 

Qual a data da prova objetiva?

Ainda não se tem informações consolidadas sobre datas e provas no concurso TRE AM.

 

Qual a banca?

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

Ainda não se sabe qual será a banca examinadora do concurso TRE AM. Aproveite para conferir a análise completa das mais importantes do país.

Clique no nome da instituição e saiba mais:

 

Como se preparar?

A preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. É preciso ter em mente que são horas e mais horas de estudos, leituras, exercícios e revisão. Para obter bons resultados, só com muita disciplina e foco.

O primeiro passo, é obter todas as informações sobre o concurso (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc) lendo com muita atenção o edital. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.

Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

O  Estratégia Concursos, por exemplo, tem cursos direcionados para o concurso TRE AM. Além disso, o Estratégia tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Da mesma forma, tem material completo, com videoaulas, e professores de primeira linha.

Ainda tem dúvidas? Aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Acesse curso Estratégia para concurso TRE AMAcesse curso Gran para concurso TRE AM

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

Há diversas técnicas que podem potencializar seu aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.

Para lhe ajudar na escolha, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

Como estudar por questões?

De todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação!

Para saber como funciona a técnica e aplicá-la na sua preparação, acesse o post completo que fizemos sobre o assunto.

Acesse provas anteriores do concurso TRE AMAcesse edital anterior do concurso TRE AM

 

Qual a previsão de próximo concurso?

Para acompanhar a evolução do edital do concurso TRE AM, acompanhe nossa seção de concursos previstos. E para ler as notícias sobre os principais editais do país em andamento, acesse a seção de concursos abertos.

Não perca sua chance!

 

Checklist do candidato

Você tem mesmo o perfil do candidato o concurso TRE AM? Fala a checklist abaixo e tenha certeza:

  • Tem formação de Nível Médio ou Superior (de acordo com vaga pretendida).
  • Tem disponibilidade para mudar de cidade.
  • Tem empenho e determinação.
  • Busca estabilidade financeira e profissional.

 

Agora que você sabe as principais informações sobre o concurso TRE AM, é hora de ficar de olho no lançamento do edital. Não espere até lá para estudar e já vá se preparando para o desafio!

Para conhecer dicas imperdíveis de estudos, acompanhe a gente também pelo Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Confie no seu potencial e bons estudos!

[Total: 0    Média: 0/5]