concursos 2019Concursos 2019

Chegamos ao segundo semestre do ano e para os concurseiros já é hora de pensar adiante. Afinal, há importantes concursos previstos para 2019!

Como o ideal é nunca deixar para começar os estudos apenas quando o edital for lançado, é importante já ir turbinando a sua preparação.

Para ajudar você a alcançar o sonho de uma vaga para o resto da vida, preparamos aqui uma lista daqueles concursos que provavelmente vão sair em 2019.

Com a lista em mãos é só escolher o cardápio de melhores concursos e começar os estudos com o pé direito!

 

Concursos mais prováveis para 2019

 

Concursos 2019Que tal começarmos com os “Concursos Mais Quentes”? os que já estão com os trâmites em andamento, os autorizados, os que já possuem comissão e banca definidas, ou seja, os que valem a pena dar aquele gás na preparação.

Vamos conferir se o concurso dos seus sonhos está nessa lista?

 

Área Bancária e Administrativa

AGU – Advocacia Geral da União
Banco Central do Brasil
Banco do Brasil
Banco do Nordeste
Detran AL
Detran SP
IBGE
INSS
Metrô DF
PPGG DF
SES PE

 

Área Regulatória

Funarte
INPI

 

Tribunais

MP PE
MP SP
MPU
PGE PR
TCU
TJ MG
TJ TO
TRF 3
TRT BA
TRT ES

 

Área Fiscal

ISS Fortaleza
ISS Manaus
RFB
SEFAZ BA
SEFAZ DF
SEFAZ RS
SEFAZ SE

 

Área Legislativa

ALESP
Assembleia Legislativa Amapá
Assembleia Legislativa BA – Policial Legislativo
Assembleia Legislativa Goiás
Assembleia Tocantins
Câmara Municipal de Fortaleza

 

Área Policial

DEPEN
PC AM
PC DF
PC ES
PC GO
PC MT
PC PR
PC RN
Perícia do Ceará
PM AM
PM GO
PRF

 

Área de Controle e Gestão

CGE Al
Controladoria do CE
TCE BA
TCE AL
TCE CE
TCE RO
TCM RJ
TCM SP

 

Veja um vídeo que preparamos sobre o assunto:

 

 

Veja as novidades sobre os concursos de 2019

 

Neste ano, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) lançou uma ferramenta digital para padronizar os pedidos de realização de concursos, que deve estar totalmente liberada e em uso até agosto.

Com isso, o processo que protocola as seleções será mais simples e os editais devem ser lançados mais rápido.

Ou seja, com esse passo de modernização do sistema administrativo do MPDG, teremos muito mais agilidade em relação a concursos públicos previstos para 2019.

Então, como muitos órgãos devem solicitar concursos, é preciso ficar de olho. Para lhe ajudar, reunimos neste artigo os principais concursos previstos para 2019.

 

O que é o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão?

 

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) é quem autoriza e realiza concursos públicos em ministérios, autarquias e fundações — com exceção de empresas públicas e sociedades de economia mista (que são autônomas na contratação de pessoal).

Para que sejam autorizadas novas vagas são observadas as prioridades de governo, o quadro atual de pessoal e as condições orçamentárias. Os gastos com contratações são conciliados com as demais despesas e investimentos do governo em outras áreas, como Saúde e Educação.

Ou seja, todos os concursos previstos para 2019 passam, necessariamente, pelo MPDG.

 

Saiba quais os concursos previstos para 2019

 

Concurso AFT 2019

O órgão tem pedido protocolado no MPOG para realização de concurso para provimento de 1.190 vagas para Auditor Fiscal de Trabalho.

 

Concurso ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres encaminhou novo pedido para o MPDG. A solicitação conta com 701 vagas de níveis Médio e Superior. Sendo 49 para técnico administrativo, 296 para técnico em regulação, 44 de analista administrativo e 312 de especialista. A carência atual da pasta é de 731 servidores.

 

Concurso Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica protocolou pedido no MPOG para a realização de um novo concurso em 2019. O pedido conta com 139 vagas para os cargos de Analista e Técnico Administrativo.

 

Concurso Ancine

Em 2017. a Agência Nacional do Cinema também solicitou autorização para provimento de seis vagas para os cargos de técnico em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual.

 

Concurso ANA

A Agência Nacional de Águas protocolou pedido no MPOG para provimento de 88 vagas.

 

Concurso CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico protocolou pedido de concurso para a recomposição do quadro pessoal do órgão. Repetindo o pedido solicitado no ano passado, com 299 vagas para Assistente e Analista.

 

Concurso CNEN

A Comissão Nacional de Energia Nuclear também protocolou pedido ao MPOG a realização de um concurso público para provimento de vagas em 2019.

 

Concurso DNIT

Em 2017 foi protocolado pelo DNIT pedido com solicitação de 1.098 oportunidades para Técnico e Analista. Em 2018 foi protocolado novo pedido com o mesmo quantitativo de vagas, com expectativa para que seja realizado em 2019.

 

Concurso InMetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia também protocolou pedido de concurso no MPOG e o documento já tramita no órgão.

 

Concurso Fundação Rui Barbosa

A Fundação Casa de Rui Barbosa solicitou autorização de concurso e o documento já tramita no MPOG. A última seleção foi em 2013, quando foram ofertadas 48 vagas.

 

Concurso IBRAM

Assim como no ano passado, em 2018 o Instituto Brasileiro de Museus voltou a protocolar pedido no MPOG para realização de concurso em 2019. Estão sendo solicitadas 319 vagas.

 

Concurso IBAMA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis protocolou no MPOG documento que solicita concurso par ao órgão. O processo foi encaminhado para Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento e segue em avaliação. A solicitação é de 1630 vagas, sendo 1020 para o cargo de Analista e 610 para Técnico.

 

Pedidos de concursos previstos para 2019 protocolados por ministérios

 

Ministério do TrabalhoHá dois pedidos protocolados pelo Ministério. Um deles refere-se a vagas para Auditor Fiscal do Trabalho e o outro para Agente Administrativo.
Ministério da SaúdeDesde 2017 há pedido protocolado para a realização de um novo concurso para a Agência Nacional de Saúde.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações O Ministério protocolou pedido para convocar de forma adicional 50% de vagas aprovadas para concurso público do INPE. O processo foi protocolado em março.
Ministério dos Direitos HumanosO Ministério protocolou pedido de concurso no Ministério do Planejamento. Não há detalhes sobre esta solicitação.
Ministério da DefesaFoi protocolado pedido para a realização de concurso para Cargos do Poder Executivo. As vagas devem ser para o Administrativo do Ministério. Há também pedido protocolado de concurso para o Plano de Carreiras dos Cargos de Tecnologia Militar.
Ministério da CulturaEm maio deste ano foi protocolado pedido para a realização de um novo concurso. O último concurso foi realizado 2010.
Ministério da IndústriaO Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços protocolou pedido de concurso em 2018 para 2019. As vagas devem ser para a Superintendência da Zona Franca de Manaus, Suframa.
Ministério da IntegraçãoO Ministério protocolou pedido de concurso para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Em 2017, a mesma pasta já havia protocolado pedido, no entanto, sem detalhes sobre vagas e lotações.
Ministério do Meio AmbienteHá dois pedidos protocolados para o Ministério. As vagas solicitadas são para o cargo de Analista Ambiental e Agente Administrativo.
Ministério da EducaçãoAssim como em 2017, o órgão solicitou novamente este ano o pedido de autorização para realização de um novo concurso. Em abril de 2018 foram autorizadas 1.700 vagas.
Ministério da JustiçaO Ministério protocolou pedido de concurso, que tramita no MPOG e já chegou à Divisão de Concursos Públicos.
Ministério da AgriculturaEm janeiro de 2018 foi protocolado novo pedido para realização de concurso para o órgão.
Ministério da FazendaHá pedido protocolado para autorização de um novo concurso. As vagas deverão ser para o cargo de Procurador da Fazenda Nacional. Em 2017 o órgão solicitou concurso para Carreiras Fazendárias.
Ministério das Relações ExterioresO Ministério protocolou no MPOG o pedido de liberação orçamentária para realizar concurso. O pedido foi protocolado em fevereiro de 2018. As vagas previstas são para o cargo de Diplomata.
Ministério dos TransportesOutro órgão que entrou com pedido de concurso no MPOG foi o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. As vagas serão para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
Ministério do TurismoO Ministério entrou com pedido de concurso no MPOG. O pedido tramita no Planejamento e chegou à Divisão de Concursos Públicos no início do mês de junho.
Ministério do Desenvolvimento SocialO Ministério protocolou pedido de Concurso Público para provimento de cargos de Analista Técnico de Políticas Sociais. O número de vagas ainda não foi definido.

 

Provimento e criação de cargos previstos na PLOA 2019

 

Em agosto desse ano, foi publicada a Proposta de Lei Orçamentária – PLOA prevista para 2019, trazendo boas notícias para quem está se preparando para ingressar na carreira pública, pois o número de autorizações para provimentos e criação de cargos dobrou em relação ao ano de 2018.

Para 2019 a previsão é de que sejam criados 4.354 cargos, além do provimento de mais 43.145 para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Excelente notícia, não é mesmo? Então confira se o concurso dos seus sonhos está entre eles:

 

ÓrgãoProvimentos
Câmara dos Deputados70
CNPq e MPU12
DPU – Defensoria Pública da União455
Senado Federal40
TCU20

 

Poder Judiciário

ÓrgãoProvimentos
Conselho Nacional de Justiça06
Justiça do Trabalho632
Justiça Eleitoral860
Justiça Federal300
Justiça Militar30
STF38
STJ50

 

Poder Executivo

O Poder Executivo foi contemplado com o maior número de autorizações, sendo 2.095 para criação de cargos e 40.632 para provimento.

Você pode conferir esses e outros números da PLOA 2019 no site da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, acessando aqui.

 

Como se preparar?

A preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. É preciso ter em mente que são horas e mais horas de estudos, leituras, exercícios e revisão. Para obter bons resultados, só com muita disciplina e foco.

O primeiro passo na preparação para os concursos previstos para 2019 é ler com muita atenção toda s as informações disponíveis em sites seguros. E, assim que o edital for lançado, lê-lo com muita atenção para se certificar sobre prazos, disciplinas, conteúdos programáticos, banca examinadora, etc. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.

Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

O  Estratégia Concursos, por exemplo, tem cursos direcionados para diversas áreas de concursos previstos para 2019. Além disso, o Estratégia tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Da mesma forma, tem material completo, com videoaulas, e professores de primeira linha.
Ainda tem dúvidas? Aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Melhores cursos preparatórios para concursos

Quais as melhores técnicas para estudar?

Há diversas técnicas que podem potencializar seu aprendizado para os concursos previstos para 2019, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.

Para lhe ajudar na escolha, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

Como estudar por questões?

De todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação!

Para saber como funciona a técnica e aplicá-la na sua preparação, acesse o post completo que fizemos sobre o assunto.

Se você está aguardando um edital específico, ou topa encarar o desafio que aparecer, é bom ficar de olho nas nossas seções de concursos previstos para 2019. E se quiser ler mais notícias, conhecer manuais e dicas você também pode acessar nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!

GRAN CURSOS

BLACK FRIDAY DA APROVAÇÃO

50% DE DESCONTO NA ASSINATURA ILIMITADA

Com a Assinatura Ilimitada e o Gran Sistema de Ensino, você vai mudar a sua vida com apenas R$ 5 reais por dia!

Promoção válida até às 23h59 do dia 23/11

CADASTRO REALIZADO COM SUCESSO