Chegamos ao segundo semestre do ano e para os concurseiros já é hora de pensar adiante. Afinal, há importantes concursos previstos para 2019! Como o ideal é nunca deixar para começar os estudos apenas quando o edital for lançado, é importante já ir turbinando a sua preparação.

Neste ano, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) lançou uma ferramenta digital para padronizar os pedidos de realização de concursos, que deve estar totalmente liberada e em uso até agosto.

Com isso, o processo que protocola as seleções será mais simples e os editais devem ser lançados mais rápido.

Ou seja, com esse passo de modernização do sistema administrativo do MPDG, teremos muito mais agilidade em relação a concursos públicos previstos para 2019.

Então, como muitos órgãos devem solicitar concursos, é preciso ficar de olho. Para lhe ajudar, reunimos neste artigo os principais concursos previstos para 2019.

Não perca!

O que é o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão?

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) é quem autoriza e realiza concursos públicos em ministérios, autarquias e fundações — com exceção de empresas públicas e sociedades de economia mista (que são autônomas na contratação de pessoal).

Para que sejam autorizadas novas vagas são observadas as prioridades de governo, o quadro atual de pessoal e as condições orçamentárias. Os gastos com contratações são conciliados com as demais despesas e investimentos do governo em outras áreas, como Saúde e Educação.

Ou seja, todos os concursos previstos para 2019 passam, necessariamente, pelo MPDG.

 

Saiba quais os concursos previstos para 2019

 

Concurso AGU

A Advocacia Geral da União solicitou a contratação de um total de 1364 novos servidores ao  Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), mas recebeu autorização para provimento de 100 vagas + formação de Cadastro Reserva.

O pedido de autorização foi protocolado em fevereiro deste ano pela Assessoria Especial de Controle Interno do Gabinete do Ministro (GM).

 

Concurso AFT

O órgão tem pedido protocolado no MPOG para realização de concurso para provimento de 1.190 vagas para Auditor Fiscal de Trabalho.

 

Concurso ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres encaminhou novo pedido para o MPDG. A solicitação conta com 701 vagas de níveis Médio e Superior. Sendo 49 para técnico administrativo, 296 para técnico em regulação, 44 de analista administrativo e 312 de especialista. A carência atual da pasta é de 731 servidores.

 

Concurso Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica protocolou pedido no MPOG para a realização de um novo concurso em 2019. O pedido conta com 139 vagas para os cargos de Analista e Técnico Administrativo.

 

Concurso Ancine

Em 2017. a Agência Nacional do Cinema também solicitou autorização para provimento de seis vagas para os cargos de técnico em regulação da atividade cinematográfica e audiovisual.

 

Concurso ANA

A Agência Nacional de Águas protocolou pedido no MPOG para provimento de 88 vagas.

 

Concurso BACEN

O pedido de autorização do concurso do Banco Central do Brasil para o preenchimento de 990 vagas foi encaminhado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). 

 

Concurso CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico protocolou pedido de concurso para a recomposição do quadro pessoal do órgão. Repetindo o pedido solicitado no ano passado, com 299 vagas para Assistente e Analista.

 

Concurso CNEN

A Comissão Nacional de Energia Nuclear também protocolou pedido ao MPOG a realização de um concurso público para provimento de vagas em 2019.

 

Concurso DNIT

Em 2017 foi protocolado pelo DNIT pedido com solicitação de 1.098 oportunidades para Técnico e Analista. Em 2018 foi protocolado novo pedido com o mesmo quantitativo de vagas, com expectativa para que seja realizado em 2019.

 

Concurso InMetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia também protocolou pedido de concurso no MPOG e o documento já tramita no órgão.

 

Concurso INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social tem pedido de autorização para 7.888 vagas tramitando no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG). O próximo concurso é aguardado entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019. Lembrando que o concurso realizado em 2015 terá seu prazo expirado em agosto deste ano.

 

Concurso Funarte

A Fundação Nacional de Artes protocolou no MPOG pedido para realização de novo concurso em 2019. O pedido abrange 104 vagas para cargos de níveis médio e superior.

 

Concurso Fundação Rui Barbosa

A Fundação Casa de Rui Barbosa solicitou autorização de concurso e o documento já tramita no MPOG. A última seleção foi em 2013, quando foram ofertadas 48 vagas.

 

Concurso INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial também protocolou pedido de concurso no MPOG. Em 2017 foi realizado pedido para 360 vagas, sendo 120 para cargos com exigência de Ensino Médio e 240 para Nível Superior, distribuídos entre os cargos de pesquisadores, tecnologistas, técnicos e analistas.

 

Concurso IBRAM

Assim como no ano passado, em 2018 o Instituto Brasileiro de Museus voltou a protocolar pedido no MPOG para realização de concurso em 2019. Estão sendo solicitadas 319 vagas.

 

Concurso IBAMA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis protocolou no MPOG documento que solicita concurso par ao órgão. O processo foi encaminhado para Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento e segue em avaliação. A solicitação é de 1630 vagas, sendo 1020 para o cargo de Analista e 610 para Técnico.

 

Concurso IBGE

O IBGE solicitou ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) a realização de um novo concurso público. O objetivo é o provimento efetivo de 1.800 vagas, sendo 1.200 de técnico. As demais 600 vagas solicitadas são para a função de analista, de nível superior.

 

Concurso MPU

Espera-se que o Concurso MPU ocorra entre o segundo semestre de 2018 e o segundo semestre de 2019. A previsão é de que sejam ofertadas vagas para os cargos de Analista e Técnico.

 

Concurso Receita Federal

A Receita Federal solicitou ao Planejamento autorização para o provimento de 630 vagas na carreira de Auditor Fiscal e 1.453 vagas para o cargo de Analista Tributário. Há também uma solicitação de concurso com 1.312 vagas para a área de apoio, 904 apenas para o cargo de Assistente Técnico-Administrativo.

 

Pedidos de concursos previstos para 2019 protocolados por ministérios

 

Ministério do Trabalho Há dois pedidos protocolados pelo Ministério. Um deles refere-se a vagas para Auditor Fiscal do Trabalho e o outro para Agente Administrativo.
Ministério da Saúde Desde 2017 há pedido protocolado para a realização de um novo concurso para a Agência Nacional de Saúde.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações O Ministério protocolou pedido para convocar de forma adicional 50% de vagas aprovadas para concurso público do INPE. O processo foi protocolado em março.
Ministério dos Direitos Humanos O Ministério protocolou pedido de concurso no Ministério do Planejamento. Não há detalhes sobre esta solicitação.
Ministério da Defesa Foi protocolado pedido para a realização de concurso para Cargos do Poder Executivo. As vagas devem ser para o Administrativo do Ministério. Há também pedido protocolado de concurso para o Plano de Carreiras dos Cargos de Tecnologia Militar.
Ministério da Cultura Em maio deste ano foi protocolado pedido para a realização de um novo concurso. O último concurso foi realizado 2010.
Ministério da Indústria O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços protocolou pedido de concurso em 2018 para 2019. As vagas devem ser para a Superintendência da Zona Franca de Manaus, Suframa.
Ministério da Integração O Ministério protocolou pedido de concurso para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Em 2017, a mesma pasta já havia protocolado pedido, no entanto, sem detalhes sobre vagas e lotações.
Ministério do Meio Ambiente Há dois pedidos protocolados para o Ministério. As vagas solicitadas são para o cargo de Analista Ambiental e Agente Administrativo.
Ministério da Educação Assim como em 2017, o órgão solicitou novamente este ano o pedido de autorização para realização de um novo concurso. Em abril de 2018 foram autorizadas 1.700 vagas.
Ministério da Justiça O Ministério protocolou pedido de concurso, que tramita no MPOG e já chegou à Divisão de Concursos Públicos.
Ministério da Agricultura Em janeiro de 2018 foi protocolado novo pedido para realização de concurso para o órgão.
Ministério da Fazenda Há pedido protocolado para autorização de um novo concurso. As vagas deverão ser para o cargo de Procurador da Fazenda Nacional. Em 2017 o órgão solicitou concurso para Carreiras Fazendárias.
Ministério das Relações Exteriores O Ministério protocolou no MPOG o pedido de liberação orçamentária para realizar concurso. O pedido foi protocolado em fevereiro de 2018. As vagas previstas são para o cargo de Diplomata.
Ministério dos Transportes Outro órgão que entrou com pedido de concurso no MPOG foi o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. As vagas serão para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
Ministério do Turismo O Ministério entrou com pedido de concurso no MPOG. O pedido tramita no Planejamento e chegou à Divisão de Concursos Públicos no início do mês de junho.
Ministério do Desenvolvimento Social O Ministério protocolou pedido de Concurso Público para provimento de cargos de Analista Técnico de Políticas Sociais. O número de vagas ainda não foi definido.

 

Concursos previstos para 2019 nas áreas militar e policial

 

CSM – Saúde

O Corpo de Saúde da Marinha está com concurso público aberto para provimento de 11 vagas para o cargo de Primeiro-Tenente para o Quadro de Apoio à Saúde de nível superior. As vagas disponíveis são para os cargos de Enfermagem (03), Farmácia (04), Fonoaudiologia (02) e Nutrição (02).

  • Inscrição até 27/06/2018.
  • Taxa: R$ 120,00.

 

CSM – Cirurgiões-Dentistas

O Corpo de Saúde da Marinha está com concurso público aberto para provimento de 12 vagas para o cargo de Primeiro-Tenente para o Quadro de Cirurgiões-Dentistas de Nível Superior. As vagas disponíveis são para os cargos de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (02), Dentística (02), Endodontia (02), Patologia Bucal e Estomatologia (02), Prótese Dentária (02) e Radiologia (02).

  • Inscrição até 27/06/2018
  • Taxa: R$ 120,00.

 

PM-SP – Aspirante

A Polícia Militar do Estado de São Paulo está autorizada a realizar concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), com 270 vagas de Aluno-Oficial PM. Aguarda a definição da organizadora.

  • Autorizado em 09/06/2018

 

PM-RR – Soldado

A Polícia Militar do Estado de Roraima está com concurso público aberto para provimento de 400 vagas de ambos os sexos com destinação ao Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças Combatentes Policial Militar (QPCPM).

  • Inscrição até 24/06/2018.
  • Taxa: R$ 180,00.

 

PM-PE – Soldado

A Polícia Militar do Estado de Pernambuco – PM-PE – está com concurso público aberto para provimento de 500 vagas para o Curso de Formação e Habilitação de Praças.

  • Inscrição até 16/07/2018.
  • Taxa: R$ 135,00.

 

PM-PE – Aspirante

A Polícia Militar do Estado de Pernambuco está com concurso público aberto para provimento de 60 vagas para o curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.

  • Inscrição até 08/07/2018.
  • Taxa: R$ 150,00.

 

CBM-PE – Aspirante

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco está com concurso público aberto para provimento de 20 vagas de ambos os sexos para ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros.

  • Inscrição até 08/07/2018.
  • Taxa: R$ 150,00.

 

Polícia Rodoviária Federal

A Polícia Rodoviária Federal e Ministério Extraordinário da Segurança Pública protocolaram solicitação para novo concurso. Os documentos estão na Coordenação Técnica da Secretaria Executiva do MPOG e espera-se que o edital seja publicado ainda este ano.

 

Polícia Federal

Com a formalização do Cespe/Cebraspe como banca organizadora, o edital deve ser publicado ainda este ano. A portaria de autorização já foi publicada. Serão ofertadas 500 vagas: 150 para Delegado, 60 para Perito Criminal, 80 para Escrivão, 30 para Papiloscopista e 180 para Agente.

 

Como se preparar?

A preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. É preciso ter em mente que são horas e mais horas de estudos, leituras, exercícios e revisão. Para obter bons resultados, só com muita disciplina e foco.

O primeiro passo na preparação para os concursos previstos para 2019 é ler com muita atenção toda s as informações disponíveis em sites seguros. E, assim que o edital for lançado, lê-lo com muita atenção para se certificar sobre prazos, disciplinas, conteúdos programáticos, banca examinadora, etc. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.

Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

O  Estratégia Concursos, por exemplo, tem cursos direcionados para diversas áreas de concursos previstos para 2019. Além disso, o Estratégia tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Da mesma forma, tem material completo, com videoaulas, e professores de primeira linha.

Ainda tem dúvidas? Aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Melhores cursos preparatórios para concursos

Quais as melhores técnicas para estudar?

Há diversas técnicas que podem potencializar seu aprendizado para os concursos previstos para 2019, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.

Para lhe ajudar na escolha, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

Como estudar por questões?

De todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação!

Para saber como funciona a técnica e aplicá-la na sua preparação, acesse o post completo que fizemos sobre o assunto.

Se você está aguardando um edital específico, ou topa encarar o desafio que aparecer, é bom ficar de olho nas nossas seções de concursos previstos para 2019. E se quiser ler mais notícias, conhecer manuais e dicas você também pode acessar nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

[Total: 0    Média: 0/5]